Após a Defesa Civil Estadual suspender, por meio de decreto, a distribuição de água nas cidades do interior que haviam decretado emergência por conta da seca, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (18) que aprovou o orçamento que garante a continuidade da operação Água é Vida em Alagoas.
A medida foi tomada pelo governo do estado após a União não reconhecer a situação de emergência nos municípios alagoanos. Sem verbas, a operação teria que ser suspensa. Em informações divulgadas hoje em sua agência, o Estado diz que o orçamento foi aprovado após uma reunião entre analistas da Defesa Civil Nacional.
De acordo com dados do Governo Estadual, aproximadamente 220 mil pessoas, divididas em 1.320 comunidades, eram beneficiadas com o abastecimento de água, realizada através de 200 carros-pipa.
Durante o encontro ontem em Brasília, foram analisados os processos referentes ao decreto de emergência e detectados os ajustes necessários. Uma vez regularizada a documentação, a situação de emergência em virtude da seca que atinge os sertanejos alagoanos foi reconhecida em nível federal. Para a retomada da operação Água é Vida, o próximo passo será a liberação orçamentária pela Assembleia Legislativa Estadual (ALE).
“Quando o programa foi suspenso, agimos de forma imediata enviando técnicos da Defesa Civil à capital federal para assegurarmos o reconhecimento do Decreto de Emergência. Já realizamos as mudanças necessárias e agora estamos apenas aguardando os recursos estaduais para retomar a distribuição de águas através de carros-pipas nos municípios. A expectativa é que até o fim do mês de fevereiro o orçamento seja liberado”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, major Moisés Pereira.