Em Brasília (DF), o deputado federal e ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PSD), falou - durante uma entrevista ao Política Real - sobre as eleições de 2016. Almeida confirmou a pré-candidatura. Ou seja: deve ser mesmo rival do atual prefeito Rui Palmeira (PSDB) na disputa pelo Executivo de Maceió.

Uma questão principal é: ninguém é candidato de si mesmo. Sempre foi questionado se haveria grupo junto com Almeida, ou se o governo do Estado fecharia uma aliança com Rui Palmeira colocando no mesmo palanque PSDB e PMDB. 

Almeida afirma - o leitor verá na continuidade do texto - que espera um compromisso com o PMDB de Renan Filho e do senador Renan Calheiros por sempre ter estado ao lado do presidente do Senado Federal em campanhas passadas. Afirma ainda ter um grupo de vários partidos com ele.

Na entrevista, Almeida é taxativo em relação à possibilidade de composição com outros partidos: “eu espero e quero o PMDB do meu lado, porque sou parceiro do (senador) Renan Calheiros (PMDB) há muitos anos”.

Almeida -portanto - coloca a “parceria histórica” como argumento para ter o apoio do governador Renan Filho (PMDB) na disputa eleitoral. “Em 2002 andei, votei com ele (o senador Renan Calheiros). Em 2010, gravei para ele e andei pelo Estado, contrariando o meu partido, que não queria que eu pedisse votos para ele. Em 2014 estive dentro do projeto do seu filho (o atual governador Renan Filho)”, explicou o deputado federal do PSD.

Cícero Almeida diz ainda que há um compromisso. “Nós temos um compromisso de que em 2016 estaríamos juntos. Eu espero que isso aconteça. Vai ser muito bom e nós vamos ter não apenas um prefeito, mas também um vice-prefeito, totalmente atuante”.

O parlamentar ainda coloca que “ficaria muito feliz” se o PMDB indicasse o seu vice na disputa. “Independente disso, o PSD tem um compromisso fechado com o PMDB para 2018 no estado”. 

Sobre outras alianças para a construção de sua candidatura, Almeida afirma que há “muitos partidos dispostos a nos apoiar (para a eleição de 2016)”. “Um grupo muito bom e que nos próximos dias vamos definir e também o nome do vice. Vou ouvir primeiro o meu partido. A nossa visão é esta: de fazer o bem para o estado de Alagoas e, prioritariamente, com mais uma missão à capital do meu estado”.

Estou no twitter: @lulavilar