Indispensáveis em todas as cozinhas, as geladeiras também requerem cuidados especiais para resfriar adequadamente os alimentos, além de economizar energia. Confira algumas dicas essenciais para preservar o sabor dos alimentos e deixar o interior do seu eletrodoméstico mais funcional.

Laticínios

Coloque o leite nas prateleiras de cima, pois elas costumam receber mais vento frio, ajudando a evitar o acúmulo de bactérias na bebida e contribuindo com seu prazo de validade. Iogurtes, queijos e outros laticínios também devem ser bem refrigerados. Além disso, é importante que os produtos com data de validade próxima estejam mais visíveis, para que sejam consumidos primeiramente.

Carne crua

Para melhor preservação, as carnes cruas precisam ficar no congelador. Quando precisar descongelar, coloque a bandeja na prateleira mais alta dentro de um pote. Isso irá evitar que o gotejamento da carne caia em algum alimento e o contamine.

Frutas

Para evitar que as frutas amadureçam rapidamente e se deteriorem, lave-as apenas quando for consumir. Na geladeira, as frutas devem ficam envoltas em um saco plástico e armazenadas dentro da gaveta, exceto as cítricas, pois podem ficar livres.

Condimentos na porta

Como são ricos em vinagre e sal, conservantes naturais, os condimentos como maionese, ketchup e temperos para saladas podem ficar na porta da geladeira.

Suco natural

Se por um lado os sucos de caixinha podem ser colocados na geladeira, por outro, os naturais só devem ser colocados na primeira prateleira. Isso porque a porta sofre uma maior variação de temperatura e os produtos naturais precisam de mais refrigeração, pois não contam com conservantes artificiais.

Prateleiras intermediárias

As prateleiras intermediárias são perfeitas para armazenar comidas prontas, desde que estejam colocadas em vasilhas ou potes hermeticamente fechados. É válido lembrar que, quanto mais alimentos a geladeira tiver, maiores devem ser os cuidados para que cada alimento mantenha seu gosto, evitando assim o popular “sabor de geladeira”.