Na hora de instalar qualquer tipo de equipamento em sua casa ou empresa, é preciso ter sempre a certeza de que a sua estrutura está intacta e que seu funcionamento está de acordo com as funções esperadas. No caso dos aquecedores, o cuidado deve ser redobrado, já que estes itens envolvem ligações e formas de instalação bastante complexas.
Por isso, o primeiro passo é certificar-se de que a instalação será feita de maneira adequada e por uma empresa de confiança, que ofereça esse serviço com a certificação necessária. A instalação deve ser realizada a partir da colocação de um duto de condução de gás entre a fonte e o aquecedor. Todo o processo é regulado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e deve ser feito de acordo com as características do ambiente e do aquecedor em questão.
No que diz respeito ao aparelho em si, a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é fundamental para que se possa ter certeza da qualidade do item que está sendo adquirido e da integridade de seus dispositivos de ação e de segurança. Dessa maneira, é importante conferir a existência do selo do Inmetro e a validade da certificação.
Um dos principais elementos de segurança de um aquecedor é o sensor de chama, que interrompe instantaneamente o fornecimento de gás em caso de incêndios. Um dispositivo semelhante controla a temperatura interna do aquecedor, fazendo com que ele seja desligado em situações de superaquecimento. O mecanismo é fundamental para evitar o surgimento de fogo e sua consequente alimentação pelo gás.
Por fim, é preciso ter a certeza de que o lugar em que o aquecedor será instalado é adequado para o seu armazenamento. Os aquecedores precisam ser instalados em locais onde há pouca circulação de pessoas e com alguma abertura para ventilação. Quando colocado em um ambiente abafado, o seu funcionamento pode consumir todo o oxigênio presente no ar e, com isso, causar danos à saúde de quem porventura permanece no local ou mesmo fazer com que o gás possa se acumular no cômodo em que o aquecedor está instalado.