Mais uma vez o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), foi indagado - na manhã de hoje, dia 26 - sobre a possível parceria “política” com o governador Renan Filho (PMDB) na construção de uma aliança para ambos estarem no mesmo palanque neste ano.
Rui Palmeira é candidato à reeleição. Nos últimos anos, PSDB e o PMDB sempre estiveram em palanques diferentes. Além disto, há uma grande quantidade de forças políticas que trabalham para que a aliança não saia.
O próprio governador Renan Filho já disse que não abriria mão do PMDB ter o protagonismo político onde quer que o partido estivesse. Todavia, nos bastidores políticos, seguem as informações de que o chefe do Executivo estadual e Rui Palmeira podem chegar a um entendimento.
Porém, eis algo que só o tempo vai dizer. Entre especulações, é natural que tanto o governador quanto o prefeito sejam indagados sobre o assunto.
Rui Palmeira - entretanto - diz que os diálogos com o governador em busca de parcerias não são necessariamente políticos ou partidários. Na manhã de hoje, o prefeito participou de um evento que consistia numa aliança entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Prevenção à Violência.
Muitos já viram como um sinal. Será?
“Quando a parceria é boa para os dois lados, como esta iniciativa com a Secretaria de Prevenção à Violência, deve ser feita. E isto independente de questão política ou partidária. Mas sim de uma ação que é boa para a prefeitura e para o governo do Estado. Estamos dando oportunidades à jovens que estava em tratamento de recuperação, que pode ter um futuro com uma profissão e ocupação”, salientou Rui Palmeira.
O programa em questão é o Acordo de Cooperação Técnica para viabilização do programa “Agente Ambiental: Um Novo Olhar, Um Novo Caminho”. O programa de reinserção social é voltado para dependentes químicos que estão em fase de tratamento. Por meio dele, os assistidos aprenderão a desenvolver tarefas como Guia Parque, Guarda Parque, Viveirismo e Jardinagem e Conservação e Preservação no Parque Municipal de Maceió além de praças e canteiros da cidade, atuando também com o replantio de mudas de plantas.
Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura de Maceió, “inicialmente, devem ser atendidos 20 dependentes de ambos os sexos, na faixa etária de 35 a 55 anos. Eles serão atendidos durante seis meses, mas o período pode ser prorrogado”.
Estou no twitter: @lulavilar