Não é informação oficial. Todavia, circula pelos bastidores que as mudanças que podem ocorrer no primeiro escalão do governador Renan Filho (PMDB) podem atingir as pastas de Saúde, Esportes e Ciência e Tecnologia.
O assunto já foi tratado pelo CadaMinuto pelo jornalista Davi Soares.
O governador ainda não tocou no assunto - - confirmando nomes - oficialmente. Em recente entrevista concedida ao jornalista Davi Soares, Renan Filho falou o seguinte: “Na reunião, eu disse que, do mesmo jeito que os secretários têm que olhar para dentro de suas equipes e pensar como estão, se estão funcionando bem, o governo deve sempre refletir se precisa de algumas mudanças. Acho que todo governo precisa mudar. Isso é natural, mudar. Às vezes uma pessoa é muito boa, mas não deu certo naquela área, e dá certo em uma outra. Então, a gente está avaliando fazer mudanças. Estou avaliando os secretários para ver se devo mudar, trocar, tirar o cara do governo, ou manter mais um pouco... Estou avaliando isso”.
Ou seja: confirma possibilidades, mas não cita nomes.
Um dos nomes que está seguro na equipe - apesar dos protestos de segmentos do setor cultural - é o de Melina Freitas (na Cultura). Outro que, obviamente, tem agradado bastante o governador é Alfredo Gaspar de Mendonça. Já, o secretário de Educação, Luciano Barbosa (PMDB), mesmo sendo mais silencioso do que o que se esperava, parece estar seguro na equipe. O titular da Educação - que é vice-governador - parece ser “indemissível” (usando de neologismo).
As mudanças cogitadas são as que citei no primeiro parágrafo. A busca é por soluções caseiras. Ou seja, pessoas que já estejam na equipe de governo e que “caiam para cima”.
O governador - na virada do ano - “encomendou” a todos os secretários e órgãos de segundo escalão relatórios detalhados das atividades, com os resultados e importância dos órgãos. Será este um termômetro. Durante o ano, os secretários já eram avaliados com notas e “troféus” internos.
Quais serão os critérios usados para as mudanças? Creio que o governador vai explicitar se as mudanças se confirmarem. É aguardar!
Estou no twitter: @lulavilar