Políticos tradicionais estão nas mãos da justiça e sob investigações em Tanque d’Arca

30/12/2015 22:25 - Geral
Por redação
Image

Os moradores do pequeno município de Tanque d’Arca vêm sofrendo nos últimos anos as consequências da instabilidade política vivida na cidade.

Nos últimos 30 anos, apenas duas famílias se revezam no poder, ora aliadas, ora inimigas, às famílias Fonseca e Valença parecem estar com os dias contados quando o assunto é a gerência dos rumos de Tanque D´arca.

Processos

Afastado pela justiça do mandato desde 2013, primeiro pelo TRF da 5ª região e agora em 2015 pelo Juiz da Comarca de Anadia, Dr. Braga Neto, o prefeito Roney Valença (PMDB) tem dificuldade de manter sua base política e de trabalhar um nome que possa ir para a disputa majoritária, até porque os processos e denúncias contra ele podem respingar diretamente em seu escolhido.

Situação semelhante é a do também afastado vice-prefeito Valdemir Bezerra, que não tomou posse no lugar de Roney, quando este foi afastado pelo juiz da comarca, porque Roney somente pleiteou junto ao TRF da 5ª Região a sua volta e não a de seu vice.

Além disso, ainda está em tramitação um processo votado pela Câmara de Vereadores que pede a cassação definitiva do prefeito afastado, Roney, e de seu vice, Valdemir, e que foi liminarmente suspenso na Justiça, mas que deve voltar a ser discutido nos próximos meses!

Fiscalização

Paralelo a isso, houve uma fiscalização junto ao município de Tanque d’Arca, que culminou com a conclusão de desvio de dinheiro em obras públicas iniciadas por Roney e “terminadas” por Antônio Teixeira (PMN), prefeito em exercício. Em decorrência disso, o programa Fantástico, da rede Globo, exibiu imagens do prefeito em exercício, Antônio Teixeira, recebendo dinheiro de um empreiteiro, que na verdade é ligado ao prefeito afastado Roney, e que o coloca sob forte suspeita de desvio de dinheiro público.

Informações são de que já foi aberta investigação dos dois prefeitos (Roney e Antônio Teixeira), acerca desse suposto desvio de recursos, inclusive com ciência do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Candidaturas

Com esse quadro, o ex-prefeito José Rubem Fonseca e seu filho Manuel Valente já anunciaram as suas pré-candidaturas numa possível dobradinha de prefeito e vice, porém seguido o rastro da justiça, Manuel Valente Fonseca tem um processo em aberto de improbidade administrativa por desvio de verba da educação, quando foi prefeito, o que também poderá impedir sua candidatura.

Na cidade, vários nomes são especulados como candidaturas apoiadas pelo prefeito afastado Roney Valença (PMDB), entre eles cogitam-se: Valmir Lima, Élvio, Alexandre Costa e a advogada Andréa que é filha do finado Vicente Ioiô.

O ex-vereador e ex-prefeito tampão, Valmir Lima, irmão do atual vice-prefeito afastado, também, anuncia sua pré-candidatura, porém, poucos acreditam que sua candidatura decole, já que tem pouca chance de vitória.

Outro quadro, que já é conhecido e que tem crescido na opinião pública é o nome do advogado Antônio Rocha(PT), ou Tonho Rocha, que é ex-vice-prefeito da cidade, dissidente do grupo dos Fonseca por não concordar com a forma “tradicional” de se administrar.

Pré-candidato Antônio Rocha
Pré-candidato Advogado Antônio Rocha

 

Tonho foi candidato na última eleição, e tem trabalhado com vistas à disputa pela prefeitura de Tanque d’Arca, segundo consta, Rocha tem angariado apoios importantes na cidade.

Com efeito, Antônio Teixeira, Antônio Rocha, Manuel Valente, e um candidato ou candidata indicado pelo prefeito afastado Roney Valença, parecem ser os nomes que estarão à disposição do povo de Tanque d’Arca nas próximas eleições, isso se ressalvando os processos e impedimentos legais.  

De fato, 2016 será para os tanquedarquenses um ano bastante agitado e que se a justiça mantiver as mesmas ações até aqui apresentadas, poucos dos políticos tradicionais serão vistos diretamente no pleito eleitoral, o que abre um grande precedente para que Tanque d’Arca tenha ampla renovação na política e novos nomes guiando os rumos do município.

Enquanto isso se aguarda a resolução jurídica e política da querela que vem prejudicando o município e a população de Tanque d’Arca.

 

 

Twitter: @BlogdoTinho

WhatsApp: 9 96180795

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..