Entendendo as diferenças entre Renda Fixa e Renda Variável

09/12/2015 09:50 - Minuto Dinheiro
Por Ricardo Rolim

Na busca por fazer seu suado dinheiro render mais, é muito importante entender a diferença entre Renda Fixa e Renda Variável. O motivo é simples: ambos oferecem ganhos, porém uns maiores que outros.

 

  • Renda Fixa

A Renda Fixa é uma modalidade de investimento em que o investidor empresta dinheiro a alguém, recebendo após certo prazo uma remuneração. Basicamente, a remuneração ou retorno de capital pode ser dimensionado no momento da aplicação.

O investidor da Renda Fixa pode ser tanto uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica.

E quem é o “alguém” que pega o dinheiro emprestado? Na maioria das vezes são bancos e também o próprio governo. Importante deixar claro que todos ganham com o isso: tanto o investidor que receberá juros pelo empréstimo, quanto quem pega o dinheiro emprestado, que vai utilizar para financiar outras pessoas, outras empresas, contribuindo com a circulação de dinheiro e aquecendo a economia.

As aplicações mais comuns em Renda Fixa são: caderneta de poupança, CDB, LCA e LCITesouro Direto e Fundos de Renda Fixa.

Vale lembrar que existem aplicações de Renda Fixa nas modalidades pré e pós fixada. Quer saber a diferença entre elas? Clique aqui.

 

  • Renda Variável:

Na Renda Variável, a remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionada no momento da aplicação. Existe por parte do investidor uma expectativa de retorno, que poderá ou não ocorrerPode inclusive dar prejuízo, como pode proporcionar ganhos bem maiores que os da Renda Fixa.

São exemplos de investimentos em Renda Variável: Ações, ouro, commodities e Imóveis. Mauro Halfeld, em seu livro Investimentos (Editora Fundamento), também inclui nessa modalidade de investimento os negócios próprios.

Para saber mais sobre as vantagens de investir em Ações, não deixe de ler o que o Minuto Dinheiro já escreveu a respeito, como por exemplo os artigos “Por que investir na Bolsa de Valores?”, “5 razões para se tornar um investidor em ações” e “Os mitos de investir na bolsa”.

No próximo artigo, procuraremos explicar os critérios a serem considerados antes de investir na Renda Fixa e na Renda Variável.

Até a próxima.

 

Estamos no Facebook: https://www.facebook.com/minutodinheiro 

Siga-nos no Twitter: twitter.com/minutodinheiro 

Visite nosso site: minutodinheiro.com.br 

 

* O texto reflete a opinião do(s) autor(es). O Minuto dinheiro e o Cada Minuto não se responsabilizam por lucros ou prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

 

Ademir Cruz, formado em Ciências Contábeis, Consultor financeiro, leitor habitual da literatura financeira, irá demonstrar como pode ser interessante o mundo das finanças pela ótica da Bolsa de Valores.

Márcio Raimundo, investidor da bolsa desde 2009; leitor assíduo de fóruns e portais de economia e finanças, mostrará que investir na bolsa é mais simples do que se imagina.

Ricardo Rolim, formado em Administração de Empresas, Consultor financeiro e um curioso em investimentos no mercado de ações e no Tesouro Direto, onde mantém aplicações.

Rodrigo D'Avila, formado em Administração de Empresas. Investe desde 2006 no mercado financeiro e pretende compartilhar nesse espaço os conhecimentos e experiências adquiridas ao longo de todos esses anos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..