A diferença entre juros prefixados e pós-fixados

07/12/2015 10:58 - Minuto Dinheiro
Por Ricardo Rolim

É muito comum o investidor leigo – infelizmente ainda a grande maioria da população – ficar na dúvida na hora de fazer algum investimento que busque rentabilidade superior à caderneta de poupança.

Mais comum ainda é confiar na indicação do gerente do banco, que provavelmente está buscando bater a meta dele, oferecendo investimentos que nem sempre são vantajosos para o cliente, de acordo com seu perfil e necessidade.

Uma das coisas que o investidor deve saber quando for efetuar uma aplicação são os juros que ele receberá ao final do período. Esses juros podem ser prefixados ou pós-fixados.

 

Juro PREFIXADO

A taxa é pactuada no momento da contratação. Isso significa que o investidor já está sabendo – ou deveria estar – quanto irá receber ao final, na hora de resgatar.

No Tesouro Direto, por exemplo, você pode contratar o Tesouro Prefixado 2018 com resgate em 01/01/2018 e taxa prefixada de 15,95% ao ano – considerando a data em que escrevo esse artigo: 07/12/2015. Lembro que você pode contratar o Tesouro Direto tanto através do seu banco como por uma corretora – particularmente recomendo através de uma corretora, e já explicamos os motivos aqui no blog, basta clicar aqui para ler.

 

Juro PÓS-FIXADO

Quando você investe nessa modalidade, só saberá ao final quanto irá receber.

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI), remuneram na modalidade pós-fixada. No Tesouro Direto também existem títulos nessa modalidade: o Tesouro SELIC remunera os investimentos de acordo com a Taxa SELIC da economia, acompanhando sua variação.

Outro exemplo é o Tesouro IPCA+, que na verdade combina uma taxa de juro prefixada acrescida da variação do IPCA no período. É muito simples de entender: digamos que você aplique R$ 1.000,00 no Tesouro IPCA+ 2019, que nada data de hoje (07/12/2015) está remunerando a variação do IPCA do período acrescida da taxa de 7,36%aa. Na data do vencimento do título (15/05/2019), irá receber o capital aplicado, acrescido da variação do IPCA em todo o período e ainda uma taxa de juros de 7,36%aa.

 

Mas qual escolher? Prefixado ou Pós-fixado?

Depende! Vai depender muito da situação da economia do país em determinado momento. Isso porque em geral as aplicações utilizam como referencial a Taxa SELIC para remunerar os investidores.

Então quer dizer se a SELIC estiver em tendência de alta, será mais rentável financeiramente efetuar aplicações com taxas de juros pós-fixadas. Porém, caso a SELIC esteja em trajetória de baixa, aconselha-se efetuar aplicações na modalidade prefixada.

De toda forma é sempre importante lembrar: não existe verdade absoluta. O que é bom para um investidor, pode não ser bom para outro. Daí a importância da educação financeira: procurar conhecer onde colocar seu suado dinheiro, de maneira que ele possa render mais.

 

Até a próxima.

 

Estamos no Facebook: https://www.facebook.com/minutodinheiro 

Siga-nos no Twitter: twitter.com/minutodinheiro 

Visite nosso site: minutodinheiro.com.br 

 

* O texto reflete a opinião do(s) autor(es). O Minuto dinheiro e o Cada Minuto não se responsabilizam por lucros ou prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..