O deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), vai enfrentar mais um pedido de cassação de mandato por ter mudando de partido.
JHC se elegeu - foi o deputado federal alagoano mais votado nas eleições de 2014 - pelo Solidariedade, mas entrou em rota de colisão com o partido logo nos primeiros meses de mandato.
Isto fez com que João Henrique deixasse o Solidariedade e buscasse uma “nova casa”: o PSB. O próprio Solidariedade pediu a cassação de JHC. Agora, um novo pedido. Desta vez movido pelo Major Fragoso.
Fragoso foi candidato a deputado federal pelo PP em 2014. O partido - que é comandado pelo senador Benedito de Lira, em Alagoas - coligou com o Solidariedade nas eleições passadas, quando Lira disputou o governo, mas foi derrotado por Renan Filho (PMDB).
O major entrou com o pedido junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O pedido terá como relatora a ministra Luciana Lóssio. Trata-se - portanto - de uma Ação de Perda de Cargo Eletivo por desfiliação partidária.
O que há de estranho no pedido? Bem, Major Fragoso é o sétimo suplente. Antes dele ainda tem Nivaldo Albuquerque (PRP), Fátima Santiago (PP), Régis Cavalcante (PPS), Júlio Houly, Nelson e Lucas Costa. É, mas só Major Fragoso se sentiu disposto...
Estou no twitter: @lulavilar