O vereador Marcelo Gouveia (PRB) e o deputado estadual Galba Novaes (atualmente no PDT) já foram companheiros de Legislativo. Ambos estiveram juntos na legislatura passada da Casa de Mário Guimarães.

Eles faziam parte da harmônica bancada do PRB, quando Novaes era o presidente da legenda no Estado de Alagoas. Todavia, Novaes - ainda no PRB - deixou o parlamento-mirim para se candidatar à Prefeitura de Maceió.

Não logrou êxito, mas por indicação do partido assumiu a superintendência da Pesca e - em 2014 - se candidatou ao parlamento estadual, sendo eleito. 

Porém, veio o fato que Novaes não esperava: ainda no primeiro ano de legislatura, o PRB lhe aplicou uma rasteira. Novaes foi retirado da presidência da legenda sem sequer ser avisado. Soube - como ele mesmo diz - pela imprensa. 

Passou um tempo sem partido, mas ingressou no PDT. 

Marcelo Gouveia segue vereador. Em 2014, foi candidato ao parlamento estadual. Mas não se elegeu. Ficou na primeira suplência de Galba Novaes. Como Novaes mudou de partido, o vereador por Maceió viu nisto a chance de deixar o parlamento-mirim e chegar à Casa de Tavares Bastos.

Qual ditado melhor se aplica?

Bem, no caso de Novaes: depois da queda, o coice. Vai depender da Justiça Eleitoral saber se o coice poderá ser dado ou não.

No caso de Marcelo Gouveia, não se perde o cavalo selado. Vai depender da Justiça Eleitoral se ele vai colocar a sela no equino ou não. 

A assessoria de imprensa de Gouveia - em contato com este blogueiro - confirmou a informação que foi trazida em primeira mão pelo CadaMinuto, por meio do Blog do Tinho.

Marcelo Gouveia de fato entrou com uma ação em que busca o mandato de Galba Novaes por infidelidade partidária. O vereador solicitou da Justiça as razões apresentadas por Galba Novaes para sair do PRB e cassação de seu mandato.

São dois pedidos, portanto: consulta dos motivos e perda de mandato. 

O detalhe é que Gouveia agiu sem conhecimento do PRB. Ao menos é o que alega o presidente estadual da legenda, o prefeito de Jequiá da Praia e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Marcelo Beltrão (PRB). 

“Não tenho conhecimento sobre o assunto”, resumiu Beltrão ao falar com este blogueiro. 

Tentei contato com Galba Novaes para falar do assunto, mas até agora não obtive êxito.

Estou no twitter: @lulavilar