A ânsia por conseguir os melhores produtos pelos menores preços faz com que alguns consumidores efetuem compras sem observar alguns detalhes do produto e que podem gerar dor de cabeça no caso de trocas. Para auxiliar os mais “afoitos” durante a Black Friday – evento comercial que reúne lojas físicas e virtuais, a partir da zero hora desta  quinta, dia 26  até a sexta-feira,27,  a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon/AL, realizará um plantão virtual para auxiliar os consumidores que desejam fazer compras nesse período.

A assessoria de Comunicação do órgão informou que “fiscais e atendentes estarão de plantão realizando comparativos entre os preços praticados com as ofertas, além de auxiliar os consumidores com dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e questões abusivas que vão contra o CDC. As denúncias de falsos anúncios e descumprimento das normas podem ser feitas a qualquer momento pelo telefone 151 - ligação gratuita, site do Procon/AL e redes sociais, como  Facebook, Twitter e Instagram do órgão”.

“Nossa intenção é auxiliar os consumidores para que eles não caiam em falsas promoções, nem sejam intimidados por medidas abusivas. Estamos monitorando os preços e registrando as ofertas dos sites participantes para saber se trata-se ou não de publicidade enganosa”, explica Flávia Cavalcante, superintendente do órgão.

Para as compras on-line, o Procon alerta, ainda, que os consumidores optem por sites com boa reputação. É necessário também checar a credibilidade da loja e referências de outros clientes que já tenham comprado produtos no site.

Nesta quinta, 26, o órgão disponibilizou uma lista com sites não recomendados para realizar compras, podendo ser conferido por meio do link: http://www.procon.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2012/procon-al-em-parceria-com-procon-sp-divulga-lista-de-sites-nao-recomendados-para-compras-online.

 Como denunciar

Pelo site do Procon: PROCON.al.gov.br

Facebook: Procon Alagoas

Twitter: @procon_al

Instagram: Procon_alagoas

Atendimento ao consumidor (ligação gratuita): 151

Direitos do consumidor

- Produto comprado em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor;

- A empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas;

- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, entre outros), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da data de recebimento, sem justificativas;

- O CDC estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema;

- Produtos importados adquiridos no Brasil, em estabelecimentos devidamente legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais;

- No ato da entrega do produto, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando, assim, o não recebimento, e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.

*Com assessoria