Os alagoanos irão pagar mais caro pela energia. Despacho publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira, dia 20 aprovou concedeu um reajuste médio de 6,48%. O peso nas contas se dará de forma gradativa e proporcional aos dias de consumo, desde a data de publicação do despacho da Aneel, última sexta-feira (20).
Informações da assessoria de Comunicação da Eletrobras revelam que “para os consumidores residenciais o aumento percebido será de 6,17%, enquanto para os consumidores com fornecimento em Média e Alta Tensão o reajuste será de 7,07%”.
A empresa defende ainda que o reajuste se faz necessário devido o impacto da forte estiagem que provocou o aumento do custo da geração da energia, em função da necessidade de despacho de usinas térmicas a óleo e gás, e estará em vigor até agosto do próximo ano, quando novos cálculos serão realizados, podendo, inclusive, indicar redução da tarifa.
Dos 6,48% de reajuste, a parcela que cabe à Eletrobras Distribuição Alagoas, para cobrir seus custos com a distribuição e remunerar todos os investimentos realizados pela concessionária entre agosto de 2013 e agosto de 2014 é de somente 1,17%. O restante do aumento é destinado para a compra de energia, transmissão encargos e tributos.
*Com assessoria Eletrobras