A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego informa que não há interrupção no atendimento dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), dos municípios de Maragogi e Porto Calvo na Região Norte do Estado. As unidades continuam operando normalmente com os serviços de cadastro de emprego e intermediação de mão de obra, no sentido de contribuir para o trabalhador da região conseguir uma vaga no mercado de trabalho alagoano.
O que está ocorrendo é a suspensão temporária nos serviços do seguro desemprego, em função de um controle do Ministério do Trabalho e Emprego que anualmente suspende todas as senhas de acesso para evitar fraudes. Essa mudança impossibilita o Sine de atender o cidadão que procura especificamente se habilitar a esse serviço.
A Secretaria do Trabalho e Emprego, através da Superintendência do Sine, já solicitou há dez dias, as novas senhas de acesso aos computadores dos postos de Maragogi e Porto Calvo e está apenas aguardando o retorno do MTE para regularização do sistema.
“Já comunicamos à Superintendência Regional do Trabalho no Estado para tentar dar mais celeridade ao processo e podermos, o mais rápido possível, regularizar a situação e voltar a prestar esse serviço que é um direito do trabalhador”, declarou o secretário de Trabalho, Rafael Brito.
Ele explicou ainda que o sistema operacional do Sine é mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, portanto, qualquer problema técnico quem tem autonomia para mexer é a área de tecnologia do órgão federal.
“Tentamos todos os meios para acelerar a solução dos problemas técnicos que às vezes surgem e impedem o funcionamento pleno do sistema, mas normalmente ficamos impossibilitados porque não temos competência legal para resolver”, afirmou.