A vereadora Heloísa Helena (Rede) comentou o projeto da colega Silvania Barbosa (PPS) que propõe a redução de 50% dos salários de todos os edis da Casa de Mário Guimarães. No texto que Heloísa Helena postou nas redes sociais é possível observar que ela considerou a proposta demagógica, tendo em vista que – se aprovada nesta legislatura – só valerá para a próxima, não resultando, portanto, em economia imediata. Isto, lembrando, se a proposta for aprovada.
A vereadora da Rede diz que foi indagada sobre a proposta. “Para mim não altera em nada, pois já faço bem mais do que isso recebendo apenas 36% do que os vereadores possuem o direito e recebem”, frisa. A referência de Heloísa Helena é a verba indenizatória. Desde seu primeiro mandato que ela é a única parlamentar-mirim a rejeitar os recursos.
“Sei que é legal (a verba indenizatória paga aos vereadores), mas considero imoral. Nunca recebi e já economizei milhões aos cofres públicos sem precisar de projeto”, coloca ainda. De acordo com ela, todos os vereadores – “exceto fingem os demagogos” – sabem que qualquer projeto sobre o assunto (a redução salarial) ainda que aprovado agora só pode vigorar no ano de 2017.
Sendo assim, o projeto de Silvânia Barbosa não atingiria os vereadores neste mandato. “Para economizar mesmo a partir de agora – já a partir deste mês – a solução concreta é acabar com a tal verba de gabinete, que consome o dobro dos salários”. Heloísa Helena ainda lembra que o que os vereadores recebem de indenização não é tributado, mas os salários “ao menos são”.
De acordo com ela, já foi conversado com o presidente da Casa, Kelmann Vieira (PMDB), sobre o projeto que acaba com as verbas para que ele entre no expediente da sessão da próxima terça-feira, dia 03. Nas contas de Heloísa Helena, seria uma economia de mais de R$ 400 mil/mês.
“Vamos economizar agora e devolver ao Executivo para que se tenham mais investimentos em Saúde e Educação. Por que eu já faço assim? Exclusivamente por obrigação com minha própria consciência, pois sei também que a ‘politicanalha’ que gosta de roubo, mentira e demagogia sempre encontra guarida na cumplicidade de muitos eleitores!”, finaliza.
O projeto apresentado por Barbosa tem repercutido nas redes sociais e recebido apoios, mas também críticas semelhantes a da vereadora Heloísa Helena. De acordo com Silvânia Barbosa, uma oportunidade de “cortar na própria carne”.
Estou no twitter: @lulavilar