O escritor e analista político Flávio Morgenstern – autor de Por Trás da Máscara, lançando pela editora Record – estará em Alagoas, no próximo dia 31 de outubro, em um evento que discute a obra com o público. A obra de Morgenstern – que é sucesso de vendas em todo o país – traz uma análise singular das manifestações ocorridas em 2013, que surpreendeu a população de uma forma geral e os políticos, ao levar multidões às ruas.

Morgenstern traça um paralelo entre as manifestações e conceitos filosóficos como o de Ortega y Gasset, no fantástico Rebelião das Massas. Além disto, ainda traça comparações com o movimento de ocupação ocorrido na cidade de Nova York (EUA). O livro é uma análise singular das manifestações que fizeram diversos historiadores e sociólogos se debruçarem sobre teses. Flávio Morgenstern – entretanto – saiu do campo da intelectualidade dominante e das teorias usadas para a análise do movimento de massa.

O livro se mostra corajoso por jogar luz no assunto e desnuda – colocando por terra os clichês da mídia tradicional ao falar no assunto – as chamadas “jornadas de junho”. O analista político investiga o chamado “espírito de insurreição” que tomou conta dos manifestantes, bem como revela alguns interesses que estavam de forma “subcutânea” nas ruas, inclusive o que fomenta tanto o passe livre quanto os black blocs.

Em outras palavras: o escritor desmascara as jornadas de junho. Uma manifestação que sequer tinha ideia de uma agenda para o país e que – em alguns momentos – reclamava do peso do Estado na vida das pessoas e pedia – como solução – por mais Estado. Outro ponto positivo da obra é o bom humor e o sarcasmo do escritor ao tocar em determinadas pautas que são tão caras à esquerda brasileira.

O livro – apesar de analisar um fenômeno ocorrido em 2013 – é extremamente atual e de grande importância para se compreender as forças que estão em jogo no país. Eis um dos trechos: “Talvez não seja o caso de se perguntar o que há de tão original em movimentos de massa, e sim como pessoas tão pouco interessadas em política de repente se uniram a discursos exigindo mais serviços estatais com o auxílio de memes e linguagem típica da internet.”

Em outro momento: “Toda a grande novidade resume-se a elas [as manifestações] terem sido organizadas por redes sociais digitais, antes inexistentes. O restante da quizomba permanece idêntico: agitação de massas promovida por sindicatos e movimentos revolucionários, apenas mascarando seu desejo de estatização através de nomes mais apreciáveis ao grande público do século XXI, como ‘Passe Livre’ ou ‘Occupy’.”

Eis um evento que indico. Ele é organizado pelo Instituto Liberal de Alagoas (ILA), com participação também do Movimento Brasil (MBR). Além do bate-papo com o autor, haverá uma sessão de autógrafos no lançamento de Por Trás da Máscara em Alagoas. O evento será dia 31 de oubturo, às 14 horas no Auditório do Edifício The Square, na Amélia Rosa (Jatiúca).

Evento: lançamento do livro Por Trás da Máscara de Flávio Morgenstern

Hora: 14 horas

Local: The Square, na Amélia Rosa.

Dia: 31/10/2015

ENTRADA FRANCA

Estou no twitter: @lulavilar