Alvo da Operação Lava Jato e suspeito de receber propina oriunda dos escândalos da Petrobras, o senador Fernando Collor de Mello (PTB), usou as redes sociais para transmitir aos brasileiros a chegada dos “carrões de luxo” na Casa da Dinda. Bem ao estilo de “o bom filho a casa retorna”.
A notinha publicada por Collor não deixa dúvida sobre a posse dos carros de luxo que chamaram atenção do país ao serem apreendidos durante uma das fases da Operação Lava Jato: “Eles voltaram ao seu dono”.
Eis a mensagem de Collor que ainda aproveitou para criticar a ação da Polícia Federal como “espetaculosa”: “Lembra-se daquela operação espetaculosa, com potentes helicópteros e dezenas de viaturas ostensivas, que ocorreu três meses atrás, em Brasília, para apreender veículos ao senador Collor? Pois bem, eles estão de volta à garagem de seu proprietário, por determinação do STF”.
Há um vídeo das máquinas possantes entrando na residência do senador. Vale lembrar ao leitor: a propriedade dos carros também foi alvo de polêmica de várias matérias. Afinal, havia veículos registrados em outros nomes. Só pesquisar pelo histórico de reportagens. De acordo com o Estadão, a frota está avaliada em aproximadamente R$ 5,8 milhões.
Diz a reportagem: “o automóvel mais "modesto" apreendido na Casa da Dinda é um Porsche Panamera S 2011/2012 que hoje vale pouco mais de R$ 473 mil, conforme a tabela Fipe. É o único veículo da frota registrado em Maceió - os demais têm placas de São Paulo”. Todavia, Collor não quis nem saber de ser discreto. Explorou o retorno dos veículos na crença de que isto é um elemento a mais que vai depor em favor de sua inocência.
Collor tem afirmado – por meio de nota, na tribuna do Senado Federal e em entrevistas dadas – que é inocente das acusações que são imputadas e ele nas delações premiadas que estão ocorrendo na Lava Jato.
Sobre a nota de Collor em suas redes sociais: o vídeo foi compartilhado por mais de 1.100 pessoas (até o momento em que este blogueiro havia verificado). O interessante: muitos comentários de internautas mostram que o tiro pode ter saído pela culatra. Sobram piadas, também.
Estou no twitter: @lulavilar