Chega ao final, greve da Educação que durou cinco meses

28/10/2015 10:49 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira de Lima

Finalmente professores e funcionários da Educação de Penedo decidiram retornar suas atividades, depois de cinco meses com os braços cruzados, envolvidos num movimento grevista que não alcançou o seu objetivo; que era por um reajuste salarial de 13%. Porém, o desfecho de um trajeto de tanta  negociação ao longo desse período, foi dado nesta terça-feira, durante decisão que saiu em uma Assembleia Geral realizada no Sindicato dos Servidores Públicos do Município. É que os professores presentes aceitaram os 7% proposto pela Prefeitura, mediado pelo Ministério Público e aprovado no dia anterior, pela Câmara de Vereadores. A manifestação foi considerada a mais longa do gênero  em Alagoas, conforme disseram dirigentes do Sindicato da categoria.

Os servidores prometeram retornar somente na terça-feira, dia 3, visto que nesta quarta é o Dia do Servidor Público e segunda-feira, será feriado, Dia de Finados. Na realidade, o corpo da greve vinha fragmentado nesses últimos dois meses, visto que muitos professores e funcionários resolveram abrir suas escolas, num total de 23, das 30 existentes na rede municipal; entendendo as condições financeiras da Prefeitura, que enfrenta sérios problemas de caixa para garantir a máquina administrativa em pé, em face da crise econômica do País; sobretudo quanto a queda do repasse do FPM.   

No princípio o Sindspem, segundo o prefeito Március Beltrão, exigia reajuste salarial superior aos 13%, destinado para todos os servidores da Educação. O prefeito insistia em repassar apenas 7%, mas só para os professores. "Eu não estou maluco em conceder um aumento para todas as categorias da Educação, não é que elas não mereçam. É que a Prefeitura nesse período de crise não tem como arcar; sobretudo com as possíveis consequências que essa medida possa causar que é o efeito dominó; ou seja, todos os demais servidores dos outros órgãos vão exigir também", comentou o prefeito.   

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..