Mais uma vez o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) volta a fazer parte do rol de promessas dos políticos alagoanos, nas vésperas do ano eleitoral. Promessa eleitoreira ou realidade? O futuro irá dizer.

Pois bem, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), voltou a falar sobre o assunto – na manhã de hoje, 20 – em uma coletiva improvisada. Vale lembrar que o tucano já afirmou, em passado recente, que o VLT em Maceió, especificamente na Avenida Fernandes Lima, não é uma promessa do Executivo municipal.

Palmeira explica que foi uma “luta” do governo estadual e do governo federal que não saiu do papel. Um dos motivos: recursos não chegaram. Agora, com a crise é que dificilmente virá, pelo menos na parte alta da cidade.

Todavia, Rui Palmeira se mostra confiante com a chegada de Marco Fireman no comando da CBTU e diz que as obras para a implantação do VLT no bairro do Jaraguá vai ainda. Aguardemos!

De acordo com o chefe do Executivo municipal a revitalização do trecho que fica na parte baixa da cidade já começou. “Queremos que em breve o VLT passe por Jaraguá para ligar a região das praias ao Centro. Vai ser uma excelente opção para a mobilidade urbana. É muito importante esta possibilidade. Acreditamos no retorno (retorno?) do VLT em Jaraguá, mas do que na Fernandes Lima, que é um projeto bem mais caro, e poderia ser a grande alternativa, mas infelizmente não se conseguiu”.

Rui Palmeira ainda defendeu que se o VLT na Fernandes Lima for mesmo inviável se encaminhe projetos no sentido de construir um BRT para substituir a Faixa Azul, futuramente.

É aguardar. De tanto se falar do VLT, gato escaldado...pois é! 

Estou no twitter: @lulavilar