O secretário da Fazenda, George Santoro, apresentou aos secretários estaduais e chefes financeiros de todas as pastas do governo, nesta terça-feira (13) a nova rotina financeira do Estado. A partir de agora, todas as contas utilizadas para receber recursos, realizar pagamentos e outras transações serão unificadas na Conta Única do Tesouro Estadual.

A mudança, segundo explicou durante um café da manhã no prédio administrativo da Escola Fazendária, visa ter maior controle do caixa do Estado e fazer uma melhor aplicação do dinheiro público.

A conta já existia desde 2000, mas não era utilizada pelo Executivo Estadual. Segundo adiantou Santoro, a Conta Única vai organizar o fluxo de pagamentos e todas as movimentações de recursos das secretarias estaduais, autarquias, fundações públicas e fundos especiais.

Com a mudança, serão implantadas novas regras para, por exemplo, calendários de pagamentos, e procedimentos das secretarias. Sobre este quesito, o secretário não falou com detalhes.

Segundo o secretário da Fazenda, o modelo que será implantado em Alagoas já foi adotado pelo Governo Federal e também por outros estados, já que “simplifica e aumenta a potência de investimentos dos recursos”.

“O Estado disponibiliza mais de 800 contas para gerenciar seus convênios e isso torna complicado o controle dos recursos. Agora, além de promover controle através da contabilidade e gestão, teremos um resultado mais visível da gestão. Hoje irei apresentar o modelo de Conta Única aos secretários e também tirar dúvidas sobre alguns pontos pendentes”, esclareceu.