O ex-tucano e ex-secretário de Infraestrutura, Marco Fireman é o novo presidente nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Fireman rompeu com o PSDB logo após as eleições de 2014. Aliás, já durante o processo eleitoral – mesmo em ninho tucano – o ex-secretário apoiou o senador Benedito de Lira (PP) na disputa pelo cargo de governador. Lira foi derrotado nas urnas pelo atual chefe do Executivo, Renan Filho (PMDB).

Fireman chegou a ensaiar sua própria candidatura ao governo, mas foi tirado de cena pelo partido que bancou uma candidatura do ex-procurador-geral da Justiça, Eduardo Tavares. A candidatura de Tavares sequer se consolidou, porque ele desistiu. O candidato dos tucanos foi o vereador por Palmeira dos Índios, Júlio César. A confusão em ninho tucano e a ausência de espaços acabou levando Fireman para fora do partido.

Detalhe: Marco Fireman também foi um dos empolgados manifestantes dos movimentos “Fora Dilma”, mas agora se dedicará a um cargo na estrutura do governo federal por indicação do senador Benedito de Lira. A posse do de Marco Fireman – que agora está nos quadros do PP – ocorreu na manhã de hoje, no Rio de Janeiro.

Já havia conversado com ele sobre a indicação. Eis o que na época ele respondeu: “Sou uma pessoa disciplinada dentro da doutrina partidária. Hoje, o partido ao qual sou filiado é da base governista. Amanhã poderá não ser. Encaro isto com naturalidade. Faz parte do sistema político brasileiro”.

É difícil de compreender – em minha visão – este raciocínio fruto dos “32 tons de vermelho” – como diz o cientista político Bruno Garschagen – do nosso sistema político. Há uma razão nos críticos que apontam uma contradição na nomeação de Fireman, bem como em sua postura. Uma crítica que pode sim ser feita.

Um ponto na resposta do ex-secretário chama a atenção. Fireman diz que “antes pertencia a um partido de oposição no qual teve uma grande decepção”. “Agora, apoiei o senador Benedito de Lira tanto para o Senado, quanto para o Governo. Eu tenho uma relação política com ele há um tempo, mas não tem nada definido quanto a CBTU”, finalizou.

Estou no twitter: @lulavilar