O totem com a frase “Eu amo Maceió”, que havia sido instalado na orla da praia da Ponta Verde em dezembro de 2014, está de volta e com um material mais resistente: concreto – antes, a estrutura era de metal. O totem foi instalado para homenagear os 200 anos de Maceió, que serão comemorados em dezembro deste ano, mas foi retirado após ter sido danificado.
O anúncio do retorno do totem foi feito na página do Facebook da Prefeitura de Maceió. “O nosso totem está de volta! Agora com material mais resistente, de concreto, para ter mais durabilidade e segurança para que todos possam fazer suas fotos”, informou a Prefeitura.
Ainda de acordo com a publicação, em breve, serão instalados novos totens em outros pontos da cidade. Os locais que receberão a estrutura não foram informados.
O totem foi retirado da orla de Maceió em maio de 2015 para passar por manutenção após ter sido usado de forma indevida, para o uso de fotos, e teve uma das letras arrancada. À época, postagens com as pessoas penduradas na escultura provocaram uma reação nas redes sociais, quando internautas manifestaram repúdio diante da falta de cuidado com o totem.
Para a Prefeitura de Maceió, a estrutura, que passou a atrair turistas e maceioenses, reúne, num ponto turístico, o sentimento de pertencimento e de identidade com Maceió, e merece cuidado, bem como todos os equipamentos públicos.
“Queremos fortificar essa identidade. Em 2015, celebramos o bicentenário da capital. Por isso estamos resgatando, e contamos com a contribuição de todos, o nosso sentimento coletivo de cuidar da nossa cidade, que não é apenas nossa, mas de todos os alagoanos, de todos que vêm até aqui. O letreiro é uma lembrança para os maceioenses que vivem e têm orgulho de ser de Maceió, de ser alagoano. Espero que as pessoas cuidem do letreiro e de outros equipamentos públicos”, informou o secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos à época da inauguração do totem.