Câmara de Maceió aprova LDO para 2016

07/10/2015 14:51 - Política
Por Ascom CMM
Image

 

Após cumprir o trâmite burocrático, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016 foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (06), durante sessão ordinária. A aprovação é etapa primordial para a elaboração da proposta orçamentária do município para o ano que vem, a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para definir as prioridades a serem incluídas na proposta, foi realizada uma Audiência Pública no dia 21 de agosto. De acordo com o líder do governo na Casa, vereador Eduardo Canuto (PV), o Projeto de Lei, enviado pelo Executivo, recebeu 24 emendas, sendo metade de autoria da vereadora Heloísa Helena (PSOL). “Entre as emendas, dez delas alteram metas e duas foram de minha autoria. Estou direcionando recursos para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Uma que vai garantir as etapas das corridas de rua da Capital e outra para o espaço de triátlon Álvaro Vasconcelos. Com isso, criamos mais condições de incentivo à prática esportiva”, diz ele.

Ainda segundo Canuto, a Prefeitura entra agora no prazo legal para a finalização da elaboração da LOA e encaminhamento ao Poder Legislativo. “Segundo o artigo 73, parágrafo 8º da Lei Orgânica, o município tem até 15 de outubro para enviar a proposta para a Câmara”, esclareceu.

Durante a sessão ordinária desta terça, os vereadores aprovaram ainda, em segunda discussão, Projeto de Lei de autoria da vereadora Fátima Santiago (PP), que determina a fixação de placas de advertência sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foi também declarada de utilidade pública a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). A iniciativa foi proposta pelo vereador Kelmann Vieira (PMDB), presidente da Casa.

De autoria do vereador Guilherme Soares (PROS), foi aprovado Projeto de Lei que dispõe sobre a inclusão do chamado “Kit” Alimentação escolar aos finais de semana para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió. O parlamentar, que é presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Turismo da Casa, afirmou que a proposta surgiu da necessidade de se criar novos mecanismos que incentivem a permanência dos alunos em sala de aula.

“Os estudantes que comparecerem ativamente as aulas, durante todo o mês, ou tiverem suas faltas justificadas, receberão o quantitativo alimentício fornecido pelas escolas referente aos quatro sábados e domingos de cada mês”, esclareceu, lembrando que “a grande maioria dos alunos só consegue se alimentar, durante o período escolar e nos finais de semana, volta a passar fome”.

A Câmara aprovou também proposta do vereador Dudu Ronalsa (PSDB) que institui o Dia Municipal do Católico, a ser comemorado em 27 de agosto, feriado religioso municipal da padroeira da capital alagoana, Nossa Senhora dos Prazeres.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..