O deputado estadual Galba Novaes – que integrava os quadros do PRB e detinha o comando do partido em Alagoas – deixa a agremiação sem esconder a insatisfação com o fato do presidente nacional da legenda ter repassado o partido para o prefeito de Jequiá, Marcelo Beltrão (PRB) sem que sequer ele, Novaes, fosse avisado.
Tratei do assunto aqui ontem ao conversar com Marcelo Beltrão.
Beltrão – que comanda os destinos da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) – pertencia aos quadros do PTB do senador Fernando Collor de Mello. Ele nega ter “dado rasteira” em Galba Novaes. De acordo com o presidente da AMA, ele apenas recebeu o convite para um projeto político consolidado.
Quem passou a rasteira em Novaes? Quais os motivos?
Novaes diz que foi informado sobre a perda do comando do PRB pela imprensa. Em um documento encaminhado ao presidente da Executiva nacional, Marcos Pereira, o parlamentar alagoano não escondeu a insatisfação.
“Certamente, tais (fatos) denotam desconsideração, desvalorização, desrespeito e desprestígio para com a minha pessoa, que embora fosse à grande liderança deste partido neste Estado de Alagoas e neste município de Maceió, e estivesse no exercício da presidência dos respectivos diretórios executivos, fui destituído, abruptamente, do exercício da aludida funções sem sequer ser comunicado, ainda que extraoficialmente, por quem de direito”, escreve Novaes no documento.
Pelas palavras de Novaes, se vê que os comentários de bastidores fazem todo sentido. Foi aplicada a rasteira política, algo tão comum nos meios da atividade partidária. O deputado estadual ainda chama atenção para as matérias jornalísticas que trataram do assunto. Ele diz ainda que a mudança de diretório já havia ocorrido no dia 19 de setembro deste ano, mas que só soube pela imprensa no dia 24 de setembro.
Pelo PRB, Novaes foi candidato – em 2012 – à Prefeitura de Maceió. Mais recentemente, disputou o cargo de deputado estadual e se elegeu.
“Assim, sendo estes apenas alguns dos fatos que me fizeram chegar a presente decisão, não possuo qualquer condição de permanecer filiado aos quadros desta agremiação, pelo que entendo, assim, que se encontra mais do que caracterizada a justa causa para a minha desfiliação, motivo pelo qual formalizo, por meio do presente, requerendo a sua anotação e providências de praxe, inclusive colocação de aludidos dados no filiaweb”, finaliza Novaes ao pedir a saída do partido.
Para qual partido Novaes vai agora? Ele ainda não anunciou.
Estou no twitter: @lulavilar