O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos e prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão – que era do PTB do senador Fernando Collor de Mello – assumiu a presidência do PRB em Alagoas. O PRB era comandado pelo deputado estadual Galba Novaes, no Estado.
Foi pela legenda – inclusive – que Novaes foi vereador, presidente da Câmara Municipal e candidato a prefeito de Maceió em 2012. Ele sempre fez questão de reiterar o compromisso que tinha com a legenda e se orgulhava da fidelidade partidária a ela.
Inclusive, nas eleições de 2014, Galba Novaes foi decisivo para tirar o partido do grupo político no qual se encontrava Collor de Mello para se coligar com o PSDB na disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Na época, Novaes se contrapôs ao ex-suplente de Collor, Euclydes Mello (PRB), que queria o partido ao lado do senador alagoano.
Mas, a briga é coisa do passado.
Agora, o fato é que o PRB sai das mãos de Novaes (ainda não se sabe se ele permanecerá na legenda) e vai para as mãos de Marcelo Beltrão. A informação foi confirmada – em entrevista a este blogueiro – pelo próprio Beltrão. Nos bastidores, a informação é de que o deputado estadual teria levado uma “rasteira política” do prefeito. Todavia, Beltrão nega.
“Não. De forma alguma. Eu não dei rasteira em ninguém. Eu recebi o convite do partido. Não sei o que aconteceu antes. Não sei do pré. Só sei do pós, quando recebi o convite e me foi apresentado um bom projeto”, colocou ainda Marcelo Beltrão.
Beltrão diz ainda que está entrando no partido sem ter conhecimento do “passado recente” em relação a mudança do comando. “Foi ofertada a mim a presidência do partido, quando conversei com o presidente nacional, o Marcos Pereira, e resolvi aceitar. O PRB é um partido de projeção nacional”, frisou.
Indaguei se o que teria motivado a mudança de legenda seria alguma insatisfação com o PTB local (leia-se: o senador Fernando Collor). Beltrão também nega. “Eu, inclusive, conversei com o senador Fernando Collor. Disse do projeto e ele autorizou a saída. Não há qualquer insatisfação neste sentido”. Beltrão negou qualquer tipo de arestas com o PTB.
Beltrão assume oficialmente a presidência do PRB em uma reunião com todas as comissões municipais amanhã, em uma solenidade em um hotel da capital, prevista para as 10 horas da manhã. Agora, é saber o que Galba Novaes acha da mudança. Será que ele concorda com Marcelo Beltrão de que não houve rasteira.
Estou no twitter: @lulavilar