A safra da cana de açúcar em Alagoas já teve início e vem mostrando reflexo positivo no número de abertura de novos postos de trabalho. São Luiz do Quitunde, no litoral norte do estado, foi o município que abriu vagas no mercado de trabalho em agosto, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Nesse período, o município que tem como principal atividade econômica a agricultura, empregou 2050 trabalhadores, demitiu 58, e acumulou um saldo positivo de 1992 empregos de carteira assinada. Assim como São Luiz Quitunde, outras cidades que dependem economicamente da safra de cana de açúcar também empregaram.
Teotonio Vilela empregou 116 trabalhadores e demitiu 41. Já Rio Largo ocupou a terceira posição com 384 contratações e 170 demissões. De acordo com o Caged, o setor de atividade econômica que mais contribuiu para este resultado foi a Indústria da Transformação, em razão das atividades relacionadas à fabricação de açúcar.
O economista Cícero Péricles, em entrevista ao programa Bom Dia Alagoas, colocou que o mês de agosto é tradicionalmente positivo para novas vagas no mercado, principalmente pelo início da safra. Segundo ele, existe uma expectativa muito grande de que esse último trimestre do ano seja aquecido devido às atividades ligadas ao final de ano.
O comércio pode apresentar uma melhora em suas contratações com a injeção do 13º salário e também as festas tradicionais. O Caged mostrou que os municípios de Arapiraca e Maceió foram os mais demitiram no último mês.