No próximo dia 03 de outubro, às 19h, na praia de Pajuçara, será lançado o  Projeto Velas Artes, que visa ilustrar e valorizar a cultura local através de pinturas feitas nas velas de várias jangadas da Associação dos Jangadeiros de Maceió. O projeto é parte integrante do Movimento Compre do Pequeno Negócio e convidou artistas plásticos que tiveram importância no desenvolvimento cultural da capital para divulgar seus trabalhos nas velas das jangadas.

No dia seguinte, domingo (04), a partir das 10h, cerca de 20 jangadas desfilarão por três horas entre o Alagoinhas, na Ponta Verde, e a praia de Pajuçara, onde exibirão os trabalhos criados por 15 artistas plásticos alagoanos. O mesmo desfile irá se repetir no dia 05 de dezembro em comemoração aos 200 anos da cidade de Maceió.

Vanessa Fagá, gerente da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, destacou que o Projeto Velas Artes foi criado pelo Sebrae há 21 anos, por iniciativa do teatrólogo Gustavo Guilherme Leite. “As duas únicas edições realizadas até então, em 1994 e em 1995, foram marcadas pelo sucesso e ineditismo. Agora, nas comemorações do aniversário de 200 anos da capital, o Sebrae e parceiros unem-se para resgatar, após mais de 20 anos da última edição, toda a originalidade e beleza desse projeto”, frisou.

Os parceiros os quais a gerente da UCS se referiu, são: a Prefeitura Municipal de Maceió, que articulou os jangadeiros e a cessão da curadora dos trabalhos; a artista plástica Mirna Porto; e empresas como a Miracor, que forneceu as tintas e os materiais de pintura; e o Armazém Usina, que cedeu o local para a confecção das velas por três dias.

Vanessa Fagá lembrou, também, sobre a importância dos jangadeiros para Maceió. “Eles são ícones do turismo alagoano, e um cartão postal da cidade. Nada melhor que utilizarmos desse veículo de mídia que agregado à cultura de Maceió pelas jangadas, para retomarmos o evento”, pontuou a gerente.

Os artistas que confeccionarão as velas das jangadas são: Alex Barbosa; Ana Maia; Bárbara Lessa; Beto Leão; Beto Normande; Dalton Costa; Eduardo Xavier; Juarez Orestes; Lula Nogueira; Maria Amélia Vieira; Paulo Caldas; Rogério Sarmento; Salles Tenório; Suel Damasceno; e Tânia Pedrosa.

Para Salles Tenório, artista plástico que confeccionará uma das velas, participar do projeto é um grande orgulho, já que prestará uma homenagem ao reconhecido teatrólogo, Gustavo Leite. “Meu projeto artístico se baseará nas comemorações dos 200 anos de Maceió, ilustrarei uma pintura do Guerreiro, folguedo tradicional do estado de Alagoas, destacando a dança, as cores vermelhas e azuis, os chapéus enfeitados e todas as suas características”, afirma Salles.

O trabalho dos artistas será realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, dentro do salão de festas Armazém Usina, localizado no Jaraguá, e estará aberto para a imprensa e formadores de opinião convidados pelos parceiros do Projeto Velas Artes.  O horário para visitação, entrevistas e filmagens será exclusivamente das 16h às 17h.

Além dos desfiles marcados para os dias 04 de outubro e 05 de dezembro, as velas das jangadas ficarão à mostra em locais públicos a serem definidos pela Prefeitura de Maceió.

Homenagem a Gustavo Leite

As 15 velas de jangada pintadas pelos artistas alagoanos irão homenagear Gustavo Guilherme Leite, teatrólogo que, na década de 1980, coordenou o primeiro projeto de interiorização do teatro alagoano ao lado de Maria Beatriz Brandão Sá. Ambos também foram coautores da pesquisa e roteiro do espetáculo Tambores dos Palmares, encenado em 2000 na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares.

“Ele, apesar de ter morrido jovem, contribuiu muito para o enriquecimento cultural de Alagoas e de Maceió. A homenagem é um dos aspectos grandiosos da edição do Velas Artes deste ano”, comentou Marina Gatto, analista da UCS do Sebrae em Alagoas.

O teatro do Centro de Convenções D. Ruth Cardoso, que está localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió, recebe o nome de Gustavo Leite, também uma homenagem do Estado ao teatrólogo.