O Índice de Confiança Empresário do Comércio (ICEC) registrou 79,3 pontos, em agosto, o pior desempenho dos últimos 13 meses na capital alagoana. Segundo material divulgado pela assessoria de Comunicação da Fecomércio Alagoas, o dado consta de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com o Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).
Os indicadores demonstram que os empresários dos ramos de comércio e serviços de Maceió continuam desapontados com a dinâmica econômica do país e com o comportamento do consumidor. O resultado da pesquisa, de acordo com o Instituto Fecomércio, não apresenta mudanças significativas em comparação com os últimos meses.
O desempenho negativo dos subindicadores que compõem o ICE confirmam ainda que os empresários não acreditam em mudanças no curto prazo que possibilitem a reversão do quadro de desaceleração econômica.
O indicador já havia registrado queda em julho, quando alcançou 83,9 pontos e o índice de 79,3 pontos de agosto equivale a uma queda de 5,5%. Em relação ao mesmo mês do ano passado (período em que teve um desempenho de 111,7 pontos), a confiança do empresário registrou queda de 29%.
Ainda conforme a pesquisa, o índice de investimento empresarial recuou 7,6% em agosto, em comparação ao mês anterior. Com os investimentos em baixa, os setores de comércio e serviços diminuem as possibilidades de geração de empregos e renda, consequentemente, colaboram para a queda no ritmo de crescimento econômico do Estado.
A pesquisa completa está disponível no http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/.