De acordo com o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), a greve dos servidores da Educação – a qual o governo enfrenta por não ter conseguido apresentar o reajuste esperado pela categoria – não afetou a maioria das escolas do Estado. “As escolas não estão paralisadas. 90% estão com aula”.

Na leitura do governador, a greve é levada em frente por “uma pequena parcela”.

“É importante lembrar que em Alagoas nós demos um aumento maior que a inflação do ano passado. Isto em um ano muito duro. Eu tenho procurador mostrar para as pessoas que estamos buscando a valorização profissional, mas não posso oferecer um aumento de salário maior que aquele que o Estado pode pagar”.

O governador – ao falar do pleito dos servidores da Educação – disse que o aumento que o governo propõe, já encaminhado para o Legislativo estadual, que é de 7%, é maior do que a inflação do ano passado.

“Isto faz com que Alagoas tenha concedido o maior reajuste. A Prefeitura de Maceió deu um aumento de 6.4%. Em São Paulo – que é o estado mais rico da federação – o aumento foi de zero”.

O chefe do Executivo estadual ainda fez questão de comparar Alagoas com o Rio Grande do Sul, que vive uma situação de atrasos e com outras regiões em que foram protelados pagamentos. “A crise aprofunda a cada dia. Nós temos que está alerta para isto. Em um Estado como Rio Grande do Sul não houve pagamento. Em Sergipe se protelou. Alagoas vem cumprindo as suas obrigações em dia. Estamos cumprindo o nosso compromisso”.

“O Estado fez muita coisa na Educação este ano. Foram reformas em escola, programa para organizar a rede de ensino pedagogicamente. Lançamos o Programa Vem que Dá Tempo para alfabetizar os alagoanos. Há ações. Escolas definitivamente não estão paradas. Agora, aqueles que acreditam que a saída é a greve, então me permitam discordar”.

Renan Filho fala sobre o assunto depois que a categoria de servidores da Educação disse que o Executivo estadual rompeu com o diálogo ao encaminhar o projeto de reajuste para o parlamento estadual. 

Estou no twitter: @lulavilar