Em meio às comemorações alusivas ao Dia do Soldado, o governador Renan Filho fez uma observação importante para a área da segurança pública nesta terça-feira (25). A necessidade de se aumentar o efetivo da Polícia Militar e a convocação da reserva técnica dependem de avaliações sobre a situação do Limite de Responsabilidade Fiscal (LRF) de Alagoas.
O governador conversou com a imprensa antes do início de homenagens aos integrantes da Polícia Militar, realizada nesta manhã no Teatro Deodoro, no Centro, e se mostrou preocupado com o grande número de policiais que entrarão na reserva, o que aumenta o déficit do efetivo.
“O efetivo da PM é deficitário e temos buscado os meios legais para repor. Estamos esperando o fechamento do relatório trimestral do Estado para avaliar se Alagoas ainda está no limite da responsabilidade”, avaliou.
Segundo o comandante da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Lima Júnior, a polícia possui atualmente um efetivo de 7.400 militares e em torno de 400 deles devem ir para a reserva até o final do ano. “Existe a necessidade de contratar novos policiais, perder 400 homens seria ruim, mas acreditamos que até o final do ano uma nova perspectiva pode ocorrer com a possibilidade do chamado da reserva técnica”, afirmou.
No Diário Oficial do Estado de hoje, está publicada a promoção de mais de 100 praças e oficiais. De acordo com os decretos, os militares receberam a promoção pelos critérios de antiguidade, escolha e merecimento.
“Esses atos são parte do reconhecimento do Governo de Alagoas ao trabalho árduo e dedicado da corporação. O Estado registra há oito meses uma redução drástica em todos os índices de criminalidade”, divulgou o governo.
Encontro com Dilma
Na última sexta-feira (21) Renan Filho esteve em Recife para um encontro com a presidenta Dilma Rousseff. Hoje ele comentou que um dos principais pleitos foi a crise no setor sucroalcooleiro que atinge produtores de Alagoas.
A crise, segundo o chefe do Executivo Estadual, agravou a situação crítica que se arrasta nos últimos anos, que resultou no fechamento de usinas e na interrupção da safra.
“Muitos produtores aguardam o pagamento da subvenção da cana de açúcar. Meu pedido à presidenta foi para que haja o adiantamento do pagamento do auxílio”, comentou.
A reivindicação também foi reforçada por empresários do setor que também participaram de uma reunião com Dilma em Recife. Na região, pelo menos R$ 187 milhões devem ser pagos aos produtores.



