SMS lança primeiro selo de qualidade para carros-pipa

17/08/2015 14:46 - Maceió
Por Cássia Oliveira/Ascom SMS

A Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança, nesta terça-feira (18), o primeiro selo de certificação de qualidade para carros-pipa utilizados na comercialização de água potável em Maceió. A iniciativa inédita tem como objetivo principal facilitar para a população a identificação de empresas que comercializam o produto com a garantia de não oferecer riscos à saúde. 

“O selo de certificação foi criado para que o consumidor também possa fiscalizar, de forma prática, o produto que está sendo entregue. Temos 10 empresas legalizadas atuando em Maceió e todas concordaram com a exigência do selo que, apesar de não ser obrigatório, atesta a segurança da água que está sendo comercializada”, afirmou o coordenador da Vigilância Sanitária Ambiental, Alex Tenório.

Na ação de amanhã – que acontece a partir das 8h, no Estacionamento de Jaraguá – cerca de 30 caminhões receberão o selo de certificação de qualidade. A colocação do selo será antecedida da verificação dos documentos exigidos: alvará da Vigilância Sanitária Estadual, análise da água no local e alvará da Vigilância em Saúde Ambiental. O selo tem validade de um ano, mas se o caminhão acumular três infrações à legislação nas fiscalizações de rotina – a exemplo de falha na documentação ou condições inadequadas do carro-pipa – terá o selo retirado e o tanque interditado.

“A partir de agora, só transporta água potável em Maceió quem estiver dentro dessas normas, definidas pela Portaria MS nº 2.914/2011 e pela Lei Estadual 7.676/2014”, frisa Tenório.

Garantir a efetividade do selo também será uma responsabilidade da população. Para que isso ocorra, o coordenador recomenda que, antes de descarregar o carro-pipa, o responsável pelo recebimento observe a existência do selo no caminhão – identificada pela placa do veículo – e solicite uma análise de cloro residual da água, que deve ser de 0,2 a 2,0 mg/l para estar em conformidade com a legislação.

Em caso de esclarecimento de dúvidas ou denúncias de carros-pipa irregulares, o coordenador lembra que podem ser feitos pelo telefone 3315-6610, das 8h às 14h.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..