Tem sido interessante acompanhar alguns posicionamentos de políticos – com mandato eletivo – locais em relação à conjuntura nacional e a crise enfrentada pelo país, em especial pela presidente Dilma Rousseff (PT), que é o personagem central do Palácio do Planalto. Em geral, como se viu nas declarações do prefeito Rui Palmeira (PSDB), o que se vê é muita cautela e habilidade política na hora de avaliar a crise o papel da “encastelada” presidente.
Quem foi indagado sobre o assunto foi o ex-presidente da Câmara Municipal de Maceió e vereador Francisco Holanda Filho, o Chico Filho (PP), durante o programa Jornal do Povo na Rádio Jornal AM-710. Chico Filho foi questionado pelo repórter Moreira da Silva como ele avaliava a atual crise e qual a sua posição em relação às manifestações previstas para o dia 16 de agosto. Serão mais caminhadas pelo país pedindo a saída da presidente.
Difícil prevê o que acontecerá e quantas pessoas irão às ruas. Tanto governistas quanto oposicionistas estão apreensivos e cautelosos. Explico ao leitor – antes de trazer as declarações de Chico Filho – o seguinte: chamou-me a atenção as declarações do vereador por ele pertencer a um partido – o PP – que está mais do que envolvido nas denúncias da Operação Lava-jato. Falo do partido e não do vereador.
Inclusive, os alagoanos pepistas senador Benedito de Lira e deputado federal Arthur Lira também estão sendo investigados no escândalo que abala a República e que coloca a presidente Dilma Rousseff no olho do furacão. A Lava-jato contribuiu e muito – aliada à crise econômica e política – para a revolta de boa parte da população com o atual governo federal. E o PP, assim como o PMDB e outras siglas, sempre foi da base aliada.
Mas nem a posição do partido impediu Chico Filho de ser direto em relação às manifestações que pedem a saída da presidente. “Eu vejo com normalidade. Claro que com preocupação. É uma situação que preocupa. O governo federal perdeu a credibilidade da população. A economia foi jogada ao relento e a parte política é desastrosa. Espero que a presidente consiga reverter, mas sinceramente não vejo possibilidade”.
Chico Filho hipotecou apoio aos manifestantes. “Eu estou com o povo que tem que ir às ruas buscar o que é melhor. É a presidente com menos popularidade da história do país, menos até do que o outro presidente (Collor) que foi alvo de impeachment. O povo tem que ir para a rua mesmo, pois nós somos representes do povo. Se ele não vê em nós legítimos representantes que se peça a saída para a entre outros”, resumiu.
Acho justo que a população saiba o que todos os seus representantes pensam do atual momento que vive o Brasil, além dos reflexos e desdobramentos deste cenário.
Estou no twitter: @lulavilar