O resultado do ENEM por escolas, liberado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pelo Enem e pelo Enem por Escola, além de outros índices e estatísticas de educação, mostra a realidade do problema educacional do componente leitura\escrita no país.
Segundo os dados de 2014 por Escola, 7.435 instituições tiveram média abaixo de 500 na redação, nota mínima determinada pelo MEC (Ministério da Educação) para que um aluno consiga o certificado de conclusão do ensino médio.
A conclusão é simples, quase metade das escolas avaliadas (47,53%) não conseguiu média 500, numa escala que vai até 1.000. No total, 15.640 escolas de um grupo de 29.635 tiveram suas notas anunciadas.
A situação é muito pior do que no ano passado, quando uma a cada três escolas (33,87%) eram "reprovadas", explicou o professor Luiz André Medeiros do Saber em Debate. Em 2012, o percentual de escolas com nota de redação menor que 500 foi de 38,6%. “Isso demonstra que precisamos reformular nosso ensino básico para que tenhamos um processo de formação mais amplo e humanístico, que vise uma maior compreensão de mundo. Sem conhecimento o aluno tem imensas dificuldades de escrever”, afirma o professor.
Também é importante frisar que as correções passaram a ser mais criteriosas. Desde 2013, as redações passaram a ser corrigidas com critérios que podem ser considerados mais rigosoros. O Inep fez mudanças no sistema de correção após um aluno ter obtido nota 560 colocando uma receita de miojo no meio do texto. Os alunos que apresentassem trechos desconectados com a parte restante (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) passaram a ter nota zero -- anteriormente perderiam entre 400 e 500 pontos numa escala que vai até 1.000.
Serviço: 1º Aulão Temático de Redação e Matemática com os professores Luiz André Medeiros e Jaguarassu Neto.
Quando: Hoje, dia 10 de agosto no Cine Art Pajuçara.