Na primeira reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10, no Salão Aquatune, do Palácio República dos Palmares, o governador de Alagoas, Renan Filho, falou da perda  de quase R$ 1 bilhão só esse ano no setor industrial, de acordo com estimativa da Fecomércio.

Segundo o chefe do executivo estadual, a estimativa de redução do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil pode servir para renovar as expectativas em Alagoas. “Esse é um problema infelizmente no Brasil todo. Então, o que temos é que trabalhar para que essa queda seja menor e que reflita pouco – principalmente na geração de empregos em Alagoas”, diz.

Sobre o reajuste dos servidores estaduais, Renan Filho enfatizou que não há possibilidade de aumento nos valores apresentados de 5% e 7% aos servidores gerais e professores – respectivamente. “Estamos em fase final de conversa com os sindicatos, para só assim enviar o projeto do reajuste a Assembleia Legislativa de Alagoas. Os valores estão dentro do que podemos fazer neste momento”, enfatizou.

Preocupação

Ante de começar a reunião, em entrevista à imprensa, o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, disse que o Estado recebe fortemente a penalização. Segundo ele, a partir de momento que as empresas deixam de faturar, há uma diminuição dos impostos recolhidos pelo governo.

“O que nos preocupa é a parte da empregabilidade. Nós estamos sofrendo, pois há uma boa redução nos quadros. Isso é muito preocupante não só para as empresas em si”, acredita.

Reunião 

A primeira reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social  (Conedes) contou  com a presença de diversas entidades do setor empresarial local, do poder público, instituições financeiras e representação da sociedade civil.

A pauta da reunião foi voltada para discussão de políticas e diretrizes com o propósito de movimentar e alavancar os setores da economia alagoana, além da liberação de incentivos fiscais, de crédito e locacionais para empresas que estão em fase de implantação no estado.

O Conedes conta com 27 conselheiros, que formam um colegiado para promover constantemente a articulação das ações governamentais voltadas para o crescimento da economia, com foco na geração de emprego e renda no Estado.

Para a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo e presidente do Conedes, Jeanine Pires, a reunião é um momento importante para alinhar o planejamento de ações que serão executadas a curto, médio e longo prazo.

 “A primeira reunião serve como uma oportunidade de debate com o setor empresarial, já contará com a apreciação de incentivos para empresas que confirmaram trazer seus investimentos para Alagoas este ano. É importante que todos aqueles que compõem o setor produtivo local, dos mais variados segmentos, estejam cientes daquilo que está sendo feito. Com essa união de esforços, os resultados aparecem de forma muito mais eficaz”, enfatiza.

*Colaboradora