Conversei com o ex-prefeito de São Luiz do Quitunde, Cícero Cavalcante (PMDB), sobre sua possível ida para a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, assumindo uma das cadeiras naquela Casa, já que – conforme informações de bastidores – o deputado estadual Dudu Holanda (PSD) deve se afastar nesta semana.

Já era esperado o afastamento de Holanda no início deste mês, assim que retornassem às atividades legislativas deste segundo semestre, mas este não ocorreu. De acordo com informações de bastidores, Dudu Holanda resiste a abrir espaço na Casa de Tavares Bastos para outro deputado estadual, apesar da nota oficial já ter citado o afastamento por conta de problemas de saúde.

Ainda segundo bastidores, na semana passada, o presidente da Casa, o deputado estadual Luiz Dantas, se reuniu com o pai de Dudu Holanda, o vereador Antônio Holanda (PMDB). Tudo indica que o afastamento ficou decidido e – diante disto – Cavalcante deve assumir a cadeira por quatro meses. Para o peemedebista, estar no parlamento estadual é um sonho antigo.

Cavalcante – que foi candidato em 2014 – amargou a primeira suplência. No início da legislatura, o peemedebista – conforme bastidores – buscou acordos envolvendo o Palácio República dos Palmares para que o um parlamentar se afastasse e ele assumisse.

O próprio Cícero Cavalcante – em entrevista a este blogueiro – confirmou as negociações no início da gestão do Executivo e do ano legislativo. “Cheguei sim a conversar com o governador Renan Filho (PMDB). O governador é meu amigo independente de ser governador. Conheço-o há muito tempo e já fui ao Palácio por conta de vários motivos. Uma das vezes conversamos sim sobre a questão envolvendo a Assembleia. Houve a tentativa de oferecer secretaria aos deputados estaduais Ricardo Nezinho (PMDB) e Sérgio Toledo (PDT), mas eles não quiseram”.

Sobre a possibilidade de já assumir a cadeira nesta semana, Cavalcante disse que “ainda não foi notificado oficialmente sobre o assunto”. “Eu ainda não estou ciente oficialmente de nada. Estou aguardando. Obviamente, se houver o afastamento, eu assumirei a cadeira porque é um direito meu. Eu estarei preparado para trabalhar na Casa pelas melhorias em Alagoas e na minha região (Litoral Norte) como já venho fazendo”, colocou.

Indaguei Cavalcante sobre os processos que ele responde na Justiça. “Eu não tenho qualquer processo que me impeça de assumir. Não tenho qualquer indicação. Há situações em que estou respondendo”, salientou. O ex-prefeito reafirmou inocência em todas elas. Cavalcante também falou sobre o processo eleitoral de 2016. Ele confirma a pretensão de disputar a prefeitura de São Luiz do Quitunde.

Quero sim participar do processo eleitoral porque quero trabalhar pela minha região. Já fui prefeito da cidade e trabalhamos bastante. Agora, se surgir um nome melhor que o meu dentro do meu grupo político, eu não tenho problema algum em apoiar”, frisou. Cavalcante deixou claro que os projetos para o ano de 2016 independe de assumir ou não uma cadeira no Legislativo.

Conversei com Cícero Cavalcante em meu programa na Rádio Jornal AM-710. 

Estou no twitter@lulavilar