Para blindar governo, Lula pode ser ministro

07/08/2015 10:34 - Voney Malta
Por Voney Malta

Não há nenhuma dúvida que a bola de fogo da crise política tem alimentado a crise econômica. Enquanto Eduardo Cunha põe mais combustível aprovando pautas bombas, grandes empresários e intelectuais começam a tecer críticas a essa situação.

A oposição, leia-se PSDB, derrotada no voto, também tem sido questionada. O cenário atual é ruim para todos e será ainda pior caso condições de governabilidade não sejam concedidas ao governo petista.

A possível participação do ex-presidente Lula como ministro das Relações Exteriores ou da Defesa é uma alternativa que vem sendo debatida e pode ser decisiva para uma mudança no atual quadro.

Como se sabe, Lula candidato em 2018, apesar de todo o desgaste do PT, é, ainda hoje, imbatível - muito mais pela falta de confiança da população nos nomes da oposição. E isso assusta tucanos e democratas.

E Lula com cargo e voz dentro de um governo, ainda mais. Com o seu prestígio internacional, viajaria pelo mundo defendo o Brasil e as empresas brasileiras. Essa seria a estratégia.

A oposição teria que ter embates com ele. E aí o buraco é mais embaixo. Ele não é o poste nem ruim de comunicação e de discurso como a Dilma.

Agora, nada é perfeito. Claro que Lula no governo diminuiria e esvaziaria o poder de Dilma. Por outro lado, garantiria governabilidade por causa da sua capacidade de articulação política, o que blindaria o governo.

E para Lula o cargo de ministro lhe traria o foro privilegiado. Algo extremamente importante neste momento. É que está claro que o objetivo da lava Jato é atirar Lula dentro da boca do vulcão.

Essa seria a forma de atingir mortalmente ele e o PT.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..