Os discursos oficiais são sempre os mesmos por parte dos que possuem mandato e estão de olho no processo político em busca da reeleição: “é muito cedo para falar de processo eleitoral”.
Com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), não seria diferente. O tucano tem evitado aprofundar o assunto nas recentes entrevistas, preferindo focar – o que é natural! – em ações da Prefeitura Municipal, sobretudo, naquilo em que o Executivo é mais cobrado: trânsito, calçamento de ruas, limpeza urbana e por aí vai.
Notem que a agenda de Rui Palmeira nas ruas de Maceió se intensificou. O prefeito tem dado bastante atenção às reformas das unidades de Saúde, por exemplo. Uma forma de ter o que apresentar e ao mesmo tempo se aproximar das comunidades.
Porém, a eleição pode não está no discurso, mas já está presente nos bastidores e Rui Palmeira sabe disto. Entre os que apóiam o tucano é – como diz o dito popular – “um olho no peixe e outro no gato”.
Há análises da movimentação de possíveis adversários, bem como avaliações de como pode ficar o cenário caso a reforma política seja aprovada até o início de outubro e já passe a valer para as eleições de 2016.
De qualquer forma, qualquer que seja o cenário não é descartado – pelos apostadores de bastidores, tanto próximos do prefeito quanto do governador Renan Filho (PMDB) – uma possível aliança entre o PMDB e o PSDB na disputa pela Prefeitura de Maceió.
Isto não significa – evidentemente – que muitos dos partidos que estão na base de Renan Filho não lancem candidatos. Podem lançar, obviamente. Podem ser liberados para as eleições sem serem – no entanto – candidatos do governador. É o que pode acontecer com o Partido dos Trabalhadores, que até aqui – em Alagoas – sempre foi um coadjuvante do PMDB.
Foi assim nas eleições passadas nas alianças PMDB-PT que se repetiram por diversas vezes.
Rui Palmeira e Renan Filho estão se aproximando. Palmeira – em recente entrevista a jornalistas, transmitida pela Rádio Jornal/AM-710, dentre outras emissoras – disse que ainda é cedo para colocar “eleições” na pauta e que os encontros visam apenas parcerias para ações na capital alagoana com o apoio do Estado.
Do outro lado, Renan Filho já disse que busca ajudar o prefeito de Maceió – em ações governamentais – sempre que possível.
A eleição foi antecipada, meus caros. O que não é discutido quando os microfones estão ligados, podem ter certeza que é conversado quando desligam as câmeras.
Estou no twitter: @lulavilar