Durante o primeiro semestre, o vereador Silvânio Barbosa – conhecido por conta dos discursos estridentes contra a gestão do prefeito Rui Palmeira (PSDB) – mirou na Secretaria Municipal de Saúde.

Não faltaram críticas de Barbosa ao comando da pasta da gestão municipal. Em algumas entrevistas, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira classificou a oposição de Silvânio Barbosa como “vazia” e da “crítica pela crítica”.

O detalhe é que no início da gestão, Barbosa era da base do prefeito. Numa rápida pesquisa pela internet é possível achar elogios do vereador do PSB a administração tucana. Mas, em política, nada é para sempre e alianças são feitas para serem rompidas.

As razões? Bem, como diria o poeta por vezes – em política – há razões que a própria razão desconhece. O fato é que, com o retorno do recesso parlamentar, Silvânio Barbosa já anuncia que segue na oposição e com o canhão a postos.

O edil vai buscar emplacar uma Comissão Especial de Investigação – que ele tem chamado de CPI – para investigar a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Vai mirar no superintendente Tácio Melo, mas na verdade – semelhante à Saúde – o alvo continua sendo o prefeito Rui Palmeira.

O foco da ação de investigação: a quantidade de multas aplicadas pela SMTT no primeiro semestre de 2015. De acordo com o vereador, foram 50 mil penalidades aos condutores da capital alagoana.

Ele quer saber onde o dinheiro foi aplicado.

Bem, acho uma indagação válida. A de se buscar transparência dos recursos públicos. Mas, desde já, deixo uma dica ao vereador: os dados podem ser conseguidos de forma mais rápida para embasar pronunciamentos e até ações judiciais  - se for o caso – com o uso da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Um pedido endereçado ao superintendente Tácio Melo traria a luz os dados precisos. Afinal, creio que dificilmente – até mesmo por correlação de forças políticas – uma Comissão de Investigação neste sentido seja aberta na Câmara Municipal de Maceió.

Para abrir uma CEI são necessárias sete assinaturas. Como Barbosa assina, faltarão mais seis. Buscarei – inclusive – ouvir o superintendente Tácio Melo sobre estas multas e onde os recursos foram aplicados. 

Estou no twitter: @lulavilar