Em Defesa da Transparência Pública, Marx Beltrão diz “sim” a instalação de novas CPIs

22/07/2015 10:29 - Política
Por Assessoria
Image

O Deputado Federal Marx Beltrão (PMDB-AL) assinou o pedido de instalação de três novas Comissões Parlamentares de Inquérito na Câmara Federal. As propostas receberam o número suficiente de assinaturas de integrantes do legislativo federal e tiveram suas instalações autorizadas pela Mesa Diretora.

Uma das Comissões vai investigar operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo os autores da proposta, o objetivo é saber detalhes de empréstimos realizados pelo banco a Países como Cuba e Angola que, segundo os parlamentares, não cumpriu com a obrigatoriedade do aspecto de “publicidade” necessário nesse tipo de operação, deixando os órgãos fiscalizadores como a Câmara Federal, sem condições de proceder as investigações. As operações foram tratadas como sigilosas pela direção do Banco e pelo Governo Federal, sem nenhuma explicação plausível.

Já outra CPI protocolada tratado uso de fundos de pensão e de previdência de servidores públicos e de estatais, em transações financeiras duvidosas, que teriam gerado enormes prejuízos aos mesmos no período de 2003 a 2015.

Vão ser investigadas as operações do FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais), o PETROS da Fundação Petrobras de Seguridade Social, o PREVI, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil e o Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (POSTALIS).

Para Marx Beltrão, as comissões têm de cumprir exclusivamente seus aspectos de investigação, não se podendo se criar nenhum tipo de relação entre estas CPI’s e o momento vivido hoje entre o Palácio do Planalto e o atual presidente da Câmara Federal, pois “uma coisa não tem nada com a outra”, ressalta o parlamentar.

Em Defesa dos Animais

Marx Beltrão também disse “sim” a Comissão de Inquérito protocolada pelo Dep. Ricardo Izar de São Paulo, que tem como objetivo investigar maus tratos aos animais no país, em cima de fatos determinados e de ampla repercussão no Brasil através da mídia.

Marx Beltrão, que cumpre seu primeiro mandato como parlamentar, disse está tranquilo quanto a sua participação para estas investigações, até porque este também é um princípio das obrigações constitucionais do parlamentar, destacou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..