O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest), Francisco Acioli, participou, nessa quinta-feira (9), da oficina “Media Training: relacionamento com a imprensa”. O curso foi ministrado pela jornalista Débora Da Col, consultora enviada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio da Unidade Sindical, em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), no prédio da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, localizada no bairro do Farol.
 
O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da CNI e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial, a fim de aprimorar sua atuação na defesa de um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria e ao crescimento sustentado do país.
 
Os participantes discutiram temas como relacionamento com a imprensa, imagem e reputação, meios de comunicação, rotina do profissional de imprensa, postura do porta-voz, habilidades de comunicação (não verbal, verbal, visual estético), formação do discurso; além de contribuir para que os lideres sindicais aprimorem sua capacidade de comunicação interpessoal em diversas situações da vida sindical e pessoal.
 
De acordo com a palestrante Débora Da Col, a oficina apresentou a importância e os benefícios de tratar a imprensa com clareza e objetividade. “Esse curso foi especialmente preparado para os presidentes sindicais que têm uma necessidade diferenciada das demais autoridades de outros setores. Cada líder sindical sai hoje sabendo representar melhor seu setor, consequentemente, ganhando maior apoio social para as ações que queira defender junto ao governo e outras entidades”, afirmou.
 
Para Francisco Acioli, presidente do Sindivest/AL, a capacitação é uma ferramenta imprescindível para aperfeiçoar o setor.  “A oficina foi proveitosa porque nos mostrou a importância de controlar as emoções e utilizar a mídia como ferramenta de divulgação das atividades positivas desempenhadas pelo sindicato, tanto para os empresários quanto a comunidade”, afirmou.
Ainda durante a palestra, os líderes sindicais responderam a duas folhas de atividades, sendo uma composta por questões objetivas e a outra por subjetivas, as quais avaliavam o conhecimento sobre os conceitos da comunicação apresentados pela consultora.
 
O evento foi finalizado com a apresentação das gravações de entrevistas realizadas com cada participador, antes do inicio da capacitação. Nelas os empresários identificaram o erro e demonstraram qual seria a forma correta de responder as perguntas.