Associados ao Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest-AL), participaram, no último dia 15 de julho, do curso “Como lidar com as NR’s que mais impactam a indústria”. O curso foi ministrado pelo Téc. de Segurança no Trabalho Luís Carlos Martins da Silva, consultor enviado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Evento foi realizado no prédio da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, localizada no bairro do Farol.
“O associativismo é o caminho mais eficiente para que cada setor supere os desafios e a obtenha benefícios comuns junto ao governo. A partir do que foi apresentado no curso, os participantes ficarão mais atentos para os impactos da legislação trabalhista sobre a competitividade da indústria, estimulando os empresários a atuarem coletivamente para defender a modernização dessa legislação”, afirmou o consultor.
A iniciativa faz parte dos projetos do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, executado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – Fiea em parceria com a Confederação Nacional da Indústria- CNI.
Para o associado Fernando Nóbrega, proprietário de uma confecção, a capacitação oferecida foi positiva. “Poderemos voltar ao trabalho com uma noção mais aprofundada das NR’s em que eu tinha deficiência. A prevenção é a melhor maneira de evitar as notificações emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM)”, finalizou.
Durante o curso, foram destacados três momentos: a importância das práticas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), como as NR’s são formuladas e quais medidas a serem tomadas pela indústria para a competitividade do setor. Além disso, os empresários tiveram a chance de por em prática os conteúdos aprendidos ao longo da qualificação, por meio de uma dinâmica em grupo, na qual eles tinham que apresentar soluções para uma empresa que descumpria alguma NR’s.
Das 35, 10 NRs impactam mais a indústria. São elas: NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); NR-6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI); NR-7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); NR-12 – Máquinas e Equipamentos; NR-15 – Atividades e Operações Insalubres; NR-16 – Atividades e Operações Perigosas; NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção; NR-24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho; e a NR-35m – Trabalho em Altura.
Interiorização
Para atender e promover o fortalecimento uniforme do setor industrial alagoano, no interior do Estado, a Fiea também apresentou o curso “Como lidar com as NR’s que mais impactam a indústria”, em Arapiraca, no dia 14 de julho. A interiorização funciona com a realização dos cursos na região agreste do Estado, consequentemente, promovendo o associativismo e a integração dos empresários de Arapiraca e cidades vizinhas.

Economia