Já havia comentado o assunto aqui no blog: a aliança entre partidos “nanicos” na tentativa de chegarem mais forte no processo eleitoral de 2016, inclusive com candidatos às Prefeituras Municipais nas principais cidades do Estado.

É o chamado “G-8” que vem sendo articulado pelo dirigente do PRTB, Adeílson Bezerra. Nesta semana, a primeira reunião do grupo ocorreu em Arapiraca. Estiveram presentes dirigentes do PRTB, PTdoB, PTC, PHS, PSDC, PSL, PEN, PRP e PPL.

Destes partidos menores – que podem ser afetados diretamente pela reforma política em andamento no Congresso Nacional – o PRTB é o que mais tem representatividade em Alagoas. Na Casa de Tavares Bastos são três deputados estaduais: Antônio Albuquerque, João Beltrão e Jairzinho Lira.

Na Câmara de Deputados, o PRTB tem uma única cadeira que é justamente de Alagoas: o parlamentar e ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida. No entanto, este aguarda a janela para a mudança de partido, já que Almeida quer ser candidato à Prefeitura de Maceió e teme que sua legenda faça acordo impedindo sua candidatura.

A situação de Almeida no PRTB – portanto – segue indefinida.

Em Arapiraca, os partidos batizaram o encontro como “primeiro seminário regional do grupo partidário em formação no Estado de Alagoas”. A ideia é promover diversos outros encontros com o último ocorrendo em Maceió.

O dirigente do PTdoB, Marco Toledo, ressalta que o grupo tem mais de 200 vereadores, quatro prefeitos,  dez vice-prefeitos, além de deputados estaduais e deputado federal”. Para Toledo é um grupo que pode nascer forte inclusive para disputar espaço em acordos políticos.

O próximo evento será realizado no dia 05 de agosto na cidade de União dos Palmares.

Estou no twitter: @lulavilar