Vice-prefeito diz que há planos para PAM Salgadinho ser administrado por OS

16/07/2015 13:54 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Na manhã de hoje, os médicos do PAM Salgadinho – por meio do sindicato da categoria – fizeram graves denúncias em relação à situação daquela unidade de Saúde. Claro, não se pode colocar a culpa apenas nas costas desta gestão. Um exemplo disto é que um dos setores da unidade está desativado há quatro anos.

Em todo caso, é de responsabilidade da gestão tucana dar respostas para os questionamentos que foram abertos pelos médicos e mostram um PAM que não tem condições de trabalho nem de atender os pacientes. Coincidentemente, nesta manhã, a cúpula da administração municipal – o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e seu vice Marcelo Palmeira (PP) – participaram de uma inauguração de um posto de Saúde.

Amanhã, tem outro a ser inaugurado

Muito da situação da Saúde municipal é culpa da histórica relação fisiológica entre a pasta e a Câmara Municipal de Maceió. São muitos os vereadores que possuem cargos nas unidades de Saúde e há indícios do uso destas como moeda eleitoral. Outro ponto grave é o desfinanciamento da Saúde. Uma situação que a Prefeitura Municipal já denunciou. Muitos prefeitos sofrem com o descaso promovido pelo governo federal.

É muita coisa a ser feita na Saúde de Alagoas e de Maceió envolvendo os três poderes Executivos: Estado, municípios e federal.

Sobre a questão do PAM Salgadinho, em específico, conversei – em entrevista na Rádio Jornal AM-7210 – com o vice-prefeito Marcelo Palmeira. “O PAM é um posto que abriga mais de 20 especialidades médicas. É um posto de Saúde avançado que é um dos maiores da América Latina e precisa ser bem cuidado. Nós havíamos priorizado as unidades de saúde dos bairros, com várias obras, porque não poderíamos parar todo o sistema de Saúde da cidade. Se parássemos ao mesmo tempo os mais de 40 postos de Saúde que precisavam de reforma e o Salgadinho, paralisaríamos todo o atendimento. Então, a prioridade foi reformar as unidades e agora com as unidades em reforma será feito o que precisa no PAM, como o prefeito prometeu”.

Palmeira disse que – diante do andamento das reformas que já estão sendo feitas nos postos – a Prefeitura vai iniciar um trabalho no PAM Salgadinho que incluiu a reforma da estrutura, bem como equipamentos. “Com certeza isto será feito. Nos próximos dias teremos novidades”. Indaguei se há prazos para o início de ações no PAM Salgadinho, até porque também recebe pacientes de outras cidades circunvizinhas.

Marcelo Palmeira não frisa data e fala do passado. “Nós recebemos a gestão com uma demanda de Saúde imensa. Você tinha problemas com postos de Saúde, com marcação de consultas, unidades que não funcionavam, faltavam medicamentos. Conseguimos responder a boa parte desta demanda, colocar remédios nas prateleiras, reformar 30 unidades, são 10 em construção, tem serviço de odontologia funcionando. Agora é hora de olhar para o nosso PAM”.

“Estávamos em um entrave: ou reformava as unidades de Saúde dos bairros ou o PAM Salgadinho de imediato. Foi uma opção de o prefeito ir primeiro aos bairros e com as reformas chegando ao final, o PAM vai ser a prioridade. Há um estudo para administrar o PAM por meio de Organização Social. Um estudo que vise diminuir a burocracia do serviço público e as coisas possam acontecer”. 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..