Salvador Lyra e Vale do Reginaldo recebem serviços de poda

16/07/2015 13:07 - Maceió
Por Secom Maceió
Image

O período de chuvas continua e a Prefeitura de Maceió está atenta com ações preventivas em áreas de risco. Na manhã desta quinta-feira (16), uma das três equipes de poda e supressão de árvores a serviço da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) acompanha a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) em uma ação no Vale do Reginaldo.

Por lá, os agentes realizam serviço de poda em uma cajazeira e em um coqueiro situado em área de encosta. O trabalho visa evitar acidentes, como a possível queda de galhos, bem como, proteger a comunidade local.

Já no Salvador Lyra, foi preciso mobilizar as outras duas equipes para uma tarefa árdua: remover um fícus que ameaça cair. Devido à dimensão e à proximidade do vegetal de residências, a Slum mobilizou um efetivo maior para promover a operação com mais eficácia e menos riscos para a população.

“A importância do trabalho de poda transcende o fator paisagístico. Ela é uma prevenção”, lembra Jackson Pacheco, superintendente da Slum.

O gestor atenta também para as parcerias eventualmente necessárias com outros órgãos e secretarias – como Eletrobras, Defesa Civil, Superintendência  Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) – durante os serviços de poda e supressão.

“Elas são muito necessárias numa cidade como a nossa em que a rede elétrica é aérea e as árvores podem causar interferência, principalmente em época de chuvas quando elas podem conduzir eletricidade”, esclarece Pacheco. “Por outro lado, com a força dos ventos, ela pode causar curtos circuitos. Nós fazemos esse trabalho em parceria com a Eletrobras e também com a Sima quando a copa das árvores atrapalha a iluminação pública”, acrescentou.

Ao reiterar a importância da ação preventiva realizada conjuntamente com a Defesa Civil em áreas de encostas, o superintendente da Slum aponta para a parceria com a Sempma. “Nossas podas são sempre orientadas por eles”, afirmou.

E aqui cabe um reforço ao esclarecimento: apesar de executado pela superintendência, as solicitações para avaliação de árvores que necessitam de poda ou que ameaçam cair devem ser encaminhadas para a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) – mais informações no link a seguir: http://www.maceio.al.gov.br/sempma/noticias/sempma-lista-passo-a-passo-para-requerimento-de-poda-e-corte-de-arvores/

Após a solicitação ser encaminhada, os técnicos procedem com a avaliação e emitem um parece sobre o tipo de intervenção que a árvore deve sofrer. O parecer é encaminhado para a Slum que inclui o serviço na programação a ser executada diariamente pelas equipes de poda e supressão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..