O dirigente do PRTB, Adeílson Bezerra, tenta emplacar um grupo formado por oito partidos – grande parte de siglas menores – para disputar o processo eleitoral de 2016 em diversos municípios alagoanos.
Para quem não lembra, o PRTB é o partido do ex-candidato à Presidência da República, Levy Fidelix, que se tornou folclore como o eterno candidato do “aero-trem”. Em Alagoas, o partido possui os deputados estaduais Antônio Albuquerque, Jairzinho Lira e João Beltrão.
Na Câmara de Deputados, a única cadeira do PRTB é ocupada por um alagoano: o ex-prefeito da capital Cícero Almeida. Mesmo assim, o parlamentar se encontra em rota de colisão com o presidente da legenda Levy Fidélix e tenta costurar sua saída para concorrer à Prefeitura de Maceió.
O “G-8” – que vem sendo articulado por Adeílson Bezerra – se reúne amanhã (15 de julho) na Câmara Municipal de Arapiraca. De acordo com Bezerra estarão presentes dirigentes do PRTB, PTdoB, PTC, PHS, PSDC, PSL, PRP e PPL. Como se vê, um agrupamento de “nanicos”. Será que a união fará a força?
Bezerra acredita que sim. Ele lembra que juntos estes partidos possuem deputados estaduais, representantes em Brasília e mais de 200 vereadores, além de prefeitos e vices. No encontro, o dirigente partidário diz que o debate é justamente sobre o que pode acarretar com as mudanças propostas pela reforma política e o processo eleitoral do ano vindouro.
Adeílson Bezerra mais uma vez assume para si a missão de tentar fortalecer o PRTB em Alagoas. Na eleição passada, diante deste objetivo acabou criando um partido com muitos candidatos e que – por esta e outras questões – acabou sendo “expurgado” da chapa que elegeu o governador Renan Filho (PMDB).
Estou no twitter: @lulavilar