A chapa de situação na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, deve ter mesmo o nome de Fernanda Marinela na cabeça. Surgiram nos bastidores as informações sobre a possibilidade do atual vice do presidente Thiago Bomfim – o advogado Edinaldo Maiorano - ser o candidato, mas este abriu mão de estar nesta disputa pelo comando da Ordem, conforme informações postadas por ele mesmo em suas redes sociais.
Maiorano confirma que houve diálogos neste sentido e que teria pensado bastante a respeito de uma possível candidatura, mas que no final das contas fica de fora para apoiar Fernanda Marinela, permanecendo, portanto no grupo de Thiago Bomfim. Bomfim não será candidato à reeleição. O atual presidente deve ocupar – na chapa – uma das cadeiras de conselheiro federal. É um dos cargos mais cobiçados deste processo eleitoral da advocacia.
Edinaldo Maioriano negou que tenha tido desavenças com o atual governo. “Estou e sempre estive firmemente alinhado e aliado, de forma inquebrantável, aos valorosos camaradas de caminhada do embrionário movimento “Quero Fazer Parte”, que culminou com a missão que me foi confiada pela advocacia alagoana para integrar a diretoria da nossa honrada e tradicional instituição”.
O vice de Bomfim ainda afirma que foi muito procurado pela militância para se lançar na disputa. “O que muito me orgulhou e me fez mergulhar em profunda reflexão diante da alta responsabilidade da função, que algumas vezes exerci em substituição ao nosso presidente Thiago Bomfim. Sopesei nessa reflexão se a disponibilidade exigida para o pleno e diuturno exercício da presidência da OAB seria compatível com as prioridades maiores de hoje e de sempre na minha vida: minha família e meu trabalho”.
“Hoje, estar à frente de um amplo projeto de gestão da OAB/AL, como candidato a presidente dessa honrosa e histórica instituição, não me permitiria exercer a necessária completude familiar e profissional, prioridades inabaláveis na minha vida. Por isso, não me vestirei com as roupas da vaidade desmedida que não possuo (e nunca irei possuir); não tendo eu, para essas eleições, a disponibilidade exigida para assumir tão importante e dispendioso encargo, não devo almejar esse “desafio maior””, frisou ainda.
Maiorano lembra que não estará fora do processo. “Continuo nesse projeto de fortalecimento da advocacia e defesa da cidadania; com toda a honestidade dos meus ideais, com todas as energias de minha vontade, com toda a generosidade do meu coração, estarei ao lado da grande advogada Fernanda Marinela”.
Vale lembrar: além da situação, a chapa de oposição também é costurada. O nome que deve estar na cabeça é o do advogado Fernando Falcão. Além dele, outro candidato na disputa é o procurador Roberto Mendes, que surge como uma terceira via.
Estou no twitter: @lulavilar