O nome do secretário de Meio Ambiente David Maia vem sendo bastante comentado nos bastidores políticos como um possível candidato ao Legislativo de Maceió no próximo ano. Maia é dos quadros do Democratas, que aqui no Estado é comando pelo ex-vice-governador José Thomaz Nonô.
Todavia, ocupa a função de secretário de Meio Ambiente de Maceió em uma pasta que é de indicação do deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade). Nos bastidores, os comentários são de que JHC insiste para que Maia se filie ao Solidariedade podendo ser um dos candidatos do partido na disputa por uma das cadeiras da Câmara Municipal de Maceió.
Há ainda quem diga que Maia adoraria acompanhar o prefeito Rui Palmeira (PSDB) pousando no ninho tucano ou até mesmo migrando em conjunto para o PSB. Tudo isto porque o trabalho que David Maia vem realizando na administração municipal tem agradado ao gestor municipal e também ao deputado federal.
Maia tem mostrado personalidade e não se furta ao embate, como ocorreu recentemente em relação à Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal). O secretário municipal colocou o dedo na ferida culpando a Companhia por crimes ambientais que ocorrem na capital alagoana. A postura foi referendada pelo prefeito Rui Palmeira – por exemplo – que chegou a trocar farpas, pela imprensa, com o governador Renan Filho (PMDB).
David Maia é visto como um bom técnico e com um perfil político. Para JHC, a vinda dele para o Solidariedade ajudaria ao partido que se prepara para as eleições de 2016. Um dos focos é fazer vereador em Maceió. O outro: fortalecer a presença de JHC na região da Zona da Mata. São as duas regiões em que o deputado federal foi bem votado em 2014. Bons nomes faz parte da estratégia.
Existe – inclusive – a possibilidade de JHC querer formar uma boa equipe para concorrer à Prefeitura de Maceió. Porém, o deputado sabe que ninguém é candidato de si mesmo. Em conversa com este blogueiro, João Henrique Caldas ressalta: “o secretário de Meio Ambiente David Maia é uma indicação técnica, mas com forte veia política, porque seu pai já foi prefeito e é uma liderança importante na região de Quebrangulo”, salientou.
O deputado nega que esteja “assediando” o secretário para que ele opte por uma filiação. “No governo passado, ele já trabalhou muito tempo com o ex-vice-governador José Thomaz Nonô, onde fez um trabalho significativo na Reconstrução. Ele se mostrou um jovem dedicado e por isto surgiu a oportunidade na administração de Maceió. Ele vem fazendo um grande trabalho dentro das limitações que existem”.
Sobre a possível ida para o Solidariedade, eis a resposta cautelosa: “O Solidariedade dará todo espaço necessário para ele entrar na vida partidária. Ele é parte de toda essa nova política em Alagoas. Não há esta discussão de para onde o David vai, qual partido. Não fazemos pressão política e deixamos as pessoas a vontade para se identificarem no melhor partido".
Obviamente que – mesmo deixando claro que a decisão pertence única e exclusivamente a Maia – JHC complementa: "o Solidariedade quer lançar o maior número de candidatos possíveis nas eleições de 2016 e as portas estão abertas para o secretário de Meio Ambiente, David Maia. Nós apostamos nele pela sua capacidade técnica e política".
Estou no twitter: @lulavilar