Em uma entrevista coletiva improvisada – durante um evento da Prefeitura Municipal de Maceió – o prefeito Rui Palmeira (PSDB) falou sobre as informações de bastidores que apontam uma possível saída dele dos quadros do PSDB de Alagoas.

Rui Palmeira conversou, ainda conforme bastidores, com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) a respeito do assunto. A jornalista Candice Almeida ouviu um dos dirigentes tucanos: Claudionor Araújo. Em entrevista à jornalista, Araújo disse que a permanência de Rui Palmeira no PSDB já era consolidada e que ele seria o candidato do partido em 2016.

Todavia, parece que as “certezas” não são tão fortes assim no “ninho tucano”. O prefeito Rui Palmeira confirmou que recebeu convite de outra legenda. Ao mesmo tempo nem confirmou, nem negou sua permanência no PSDB. Apenas disse que aguarda as definições da reforma política para poder pensar com base nas novas regras definidas pelo Congresso Nacional.

O partido que convidou Rui Palmeira é o PSB. O convite veio pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). A fala do tucano alagoano é a seguinte: “eu fui convidado pelo governador pernambucano e pelo prefeito de Recife para ir para o PSB. Eu conversei com o PSB local (daqui de Alagoas), mas ainda não há nada definido. Estamos aguardando as medidas que o Congresso vai tomar para poder definir. Mas ainda não há qualquer definição sobre a saída ou não do PSDB”.

De acordo com informações de bastidores, o PSDB trabalha a possibilidade de ter que trabalhar outro nome para disputar a Prefeitura de Maceió. Entre as possibilidades está o deputado federal Pedro Vilela (PSDB). Claro, tudo isto se o prefeito de Maceió deixar o ninho tucano. Nada definido ainda.

Vale ressaltar que desde a saída de Marco Fireman do PSDB e da presidência do diretório municipal, Rui Palmeira ganhou espaços dentro do diretório e praticamente passou a comandá-lo. Na diretoria estadual quem dá as cartas é o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Rui Palmeira ainda foi indagado sobre uma possível aliança política com o PMDB para construir uma grande chapa para a disputa da Prefeitura de Maceió. O PMDB – do governador Renan Filho – indicaria o vice. Um dos nomes citados é o do presidente da Câmara Municipal de Maceió, o vereador Kelmann Vieira (PMDB).

Sobre aliança com o PMDB, Rui Palmeira diz que ainda não é o momento para conversar sobre o assunto e que os diálogos com o governador Renan Filho têm sido apenas sobre ações institucionais. "As questões políticas conversaremos em 2016".

Estou no twitter: @lulavilar