Conversei com o deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR), na manhã de hoje, dia 13, durante o programa Jornal do Povo/Rádio Jornal AM-710. O papo da entrevista teve como tema central a reforma política que deve ser aprovada antes de outubro no Senado Federal e – consequentemente – já ser válida para as eleições de outubro.
Em outra postagem tratarei deste assunto.
Agora, trago neste blog a resposta de Quintella a um questionamento feito pela jornalista Candice Almeida durante o programa. Ela indagou ao deputado federal sobre Alagoas ter perdido a sua emenda de bancada na Lei de Diretrizes Orçamentária para o ano de 2016 por conta da ausência de assinaturas dos parlamentares.
Perdeu o prazo.
Um absurdo que depõe contra o “espírito de união” da bancada federal alagoana que é pregado por todos os parlamentares que lá estão. Mas ainda: expõe o coordenador de bancada – o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) - que não conseguiu aglutinar a turma em tempo hábil para a apresentação da emenda.
Quintella disse que não havia alguém que pudesse ser responsabilizado pela culpa e acredita na possibilidade de reversão, fazendo com que Alagoas tenha direito a esta emenda que é tido como importante para se conseguir obras estruturantes apesar de, nos últimos anos, ela não ter sido liberada pelo governo federal.
“É uma emenda importante se fosse liberada, mas nos últimos anos o governo federal tem feito questão de não liberar. Era uma emenda para grandes obras, mas não vem acontecendo. Vamos – evidentemente – buscar reverter isto e acredito que consigamos, mas mesmo assim não creio que ela será liberada”, colocou o parlamentar do PR.
Se já era difícil antes, em épocas de contingenciamento de recursos é ainda pior. Quem também mostrou descontentamento com o fato foi o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedadade). Mas, Caldas foi mais enfático. Colocou os colegas que não assinaram a emenda de bancada como imaturos politicamente.
JHC se pronunciou por meio das redes sociais. “Mesmo alertando a bancada sobre as emendas de bancada para a LDO, perdemos o prazo. Por falta de assinatura e da imaturidade de alguns”. Caldas disse que usaria a tribuna da Câmara de Deputados para falar sobre o tema.
Maurício Quintella frisou que assinou a emenda, mas confirmou – sem citar nomes – que alguns de seus colegas não o fizeram porque o texto não estaria completo. Para Quintella, houve inexperiência diante do fato, pois era possível assinar o documento que depois seria adiantado pelo coordenador da bancada federal Ronaldo Lessa.
Vale ressaltar que é a primeira vez que Alagoas perde a emenda. “Perdemos a emenda de bancada na LDO 2016 por preciosismo de quem não assinou. Quando se elege um coordenador de bancada é preciso que todos confiem nele”, criticou Quintella. Os demais deputados federais ainda não comentaram o assunto.
Estou no twitter: @lulavilar