A disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), já tem os nomes dos candidatos praticamente definidos. Pela situação – já que o atual presidente Thiago Bomfim não mais disputará o cargo – quem surge é a advogada e professora Fernanda Marinela.
A chapa de Marinela deve manter o mesmo grupo que elegeu Bomfim há três anos. A diferença é que agora Thiago Bomfim deve disputar uma das cadeiras do Conselho Federal ao lado de Felipe Sarmento, que atualmente é conselheiro.
A oposição iniciou as discussões com vários nomes, como os de Marcelo Brabo e Fernando Maciel, mas quem assume a cabeça da chapa é Fernando Falcão. Falcão se fez presente nas eleições passadas. Ele foi o vice na chapa que era encabeçada pelo advogado Welton Roberto.
Na campanha passada foram cinco nomes: Welton Roberto, Marcelo Brabo, Rachel Cabús, Cláudia Amaral e o eleito Thiago Bomfim. Agora, com a união de Welton Roberto, Marcelo Brabo e Omar Coêlho a eleição contará apenas com três chapas, ao que tudo indica. Omar Coêlho também hipotecará apoio a Fernando Falcão.
Coêlho, Welton Roberto e Marcelo Brabo podem ser nomes para o Conselho Federal. Apesar das especulações, Brabo disse – em entrevista à jornalista Luciana Martins, na Tribuna Independente – que nenhum dos nomes que apóiam a chapa terão cargos. Eles serão apenas a base de apoio de forma indireta.
Por fim, nasce a terceira via encabeçada pelo procurador Roberto Mendes. Ele deve agrupar toda a base que estava ao lado de Cláudia Amaral nas eleições passadas.
Estou no twitter: @lulavilar